Continua após publicidade

Instituto Renault completa 5 anos ensinando educação no trânsito

Cinco anos depois de sua criação, ele se mantém forte em seus três pilares: Capital Humano, Meio Ambiente e Educação para Segurança no Trânsito

Por Redação
Atualizado em 12 abr 2017, 17h27 - Publicado em 30 nov 2015, 14h04

2124_20151008_marcelomachado_renault_ecovias_4284

O Instituto Renault foi fundado no Brasil em 29 de outubro de 2010. Cinco anos depois de sua criação, ele se mantém forte em seus três pilares: Capital Humano, Meio Ambiente e Educação para Segurança no Trânsito. Especialmente neste último, como mostram seus programas mais recentes.

Um dos mais importantes é Educação para a Segurança no Trânsito, que conta com o programa “O Trânsito e Eu”, que tem mais de 15 anos de atividade em 35 países. Criado em parceria com as autoridades de trânsito estaduais e municipais, ele conta com minicarros elétricos que as crianças podem dirigir por minicidades, aprendendo a valorizar a convivência com pedestres e outros veículos. Os carrinhos são uma atração à parte: são modelos da própria marca, mais especificamente o Sandero e o Clio.

O programa é dividido em orientações em sala de aula e em atividades práticas. Para as orientações, os professores da rede pública das cidades atendidas recebem um treinamento especial, realizado na PUC-PR, parceira da Renault no projeto. Agentes de trânsito das cidades participantes também são treinados na universidade paranaense.

As aulas são apoiadas por kits educativos ilustrados, produzidos pelo Instituto Renault e doados às crianças, com idades entre 7 e 11 anos. E só depois das aulas teóricas que as crianças vão às minicidades para as atividades práticas.

Continua após a publicidade

Calcula-se que já foram distribuídos mais de 730 mil kits educativos nos países em que a Renault atua por meio de seus institutos.

E quanto aos adolescentes e jovens adultos, todos eles mais próximos de poder dirigir legalmente ou até recentemente habilitados? Para eles o Instituto Renault reserva o Open Fórum Trânsito e Transformação e o Road Show de segurança viária desenvolvido e apresentado pela TRAFPOL – IRSA – International Road Safety Academy, da Espanha. Este último já contou com a participação de alunos da PUC-PR e Universidade Mackenzie.

Outra iniciativa recente do Instituto Renault foi o lançamento do 4º Desafio Renault Experience, que premiará iniciativas de engenharia, comunicação, Design e Negócios de universitários em torno do mote “Educação Para Um Trânsito Mais Seguro”. As inscrições se encerram no dia 31 de outubro e premiarão os vencedores nesta quatro áreas com uma viagem a Paris, com direito a uma visita à sede da Renault.

Publicidade