Continua após publicidade

Inscrições para o Prêmio Salão Design 2023 estão abertas

Em sua 25ª edição, o Prêmio Salão Design traz como novidade o Voto Popular; inscrições vão até 4 de abril

Por Redação
2 mar 2023, 16h00

Em 2023, o Prêmio Salão Design chega à sua 25ª edição e completa 35 anos de história da qual vem ajudando a contar a história do design de mobiliário. Até o dia 4 de abril, profissionais e estudantes de áreas ligadas ao design de móveis podem se inscrever na mais tradicional premiação brasileira do segmento, realizada pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) desde 1988.

O regulamento traz todas as informações sobre prazos, categorias, etapas e critérios de avaliação, premiações e demais assuntos relevantes para que os participantes entrem na disputa. O diretor do Prêmio Salão Design, José Ferro, destaca que essa é uma experiência que agrega muito ao portfólio dos profissionais: “O processo de avaliação é bastante criterioso, contando com o olhar de especialistas tanto na fase técnico-funcional quanto na estética-criativa. Tudo às cegas, ou seja, sem saber quem assina os projetos. Esse é um dos cuidados para que não haja nenhum tipo de privilégio durante as avaliações, tornando o Prêmio sinônimo de credibilidade no setor”, explica.

Para os estudantes, Ferro ressalta que é uma oportunidade ímpar de inserção no segmento, possibilitando experiências, contatos e parcerias. “A visibilidade que a premiação proporciona reforça no mercado o nome tanto de quem está começando quanto de quem já tem carreira consolidada. O Prêmio Salão Design com certeza serve como validação de talentos”, acrescenta o diretor.

Peça vencedora do Prêmio Salão Design 2022.
Peça vencedora do Prêmio Salão Design. (Augusto Tomasi/CASACOR)

Etapas da seleção

 

Após ler o regulamento na íntegra, os candidatos irão enviar até 4 de abril seus projetos em uma das cinco categorias – chamadas de Desafios. São eles: Desafio dos Espaços em Transformação (mobiliário que apresente soluções para as atuais transformações nos lares dos centros urbanos); Desafio da Identidade Brasileira 2023 (móvel com uma proposta que represente o DNA do Brasil contemporâneo); Desafio da Tecnologia Embutida (mobiliário que utilize inovações tecnológicas produtivas, construtivas, comerciais e funcionais); Desafio das Experiências Positivas (móvel que utiliza o design para proporcionar experiências de bem-estar, aconchego, felicidade, realização, alegria, etc.) e Desafio do Uso de Painel (mobiliário que utilize em sua estrutura, total ou parcial, painéis de MDP/MDF com revestimento melamínico em qualquer acabamento, exceto branco – inclui premiação adicional para o participante que utilizar as matérias-primas das patrocinadoras Berneck e Interprint do Brasil, listadas no regulamento).

Quando a inscrição estiver concluída, basta aguardar pelas etapas de avaliação – cada uma composta por cinco jurados especialistas em suas áreas. A primeira (de 12/04 a 05/05), será a técnico-funcional, que ocorre de modo remoto levando em consideração critérios como segurança, materiais, viabilidade produtiva, sustentabilidade, entre outros. Os projetos aprovados na primeira etapa são considerados finalistas e passam para a segunda fase – quando os concorrentes terão um prazo específico para enviar seus produtos a Bento Gonçalves (RS), onde serão avaliados presencialmente pelo segundo time de jurados (de 17 a 18 de julho). A tão aguardada divulgação dos vencedores será no dia 24 de julho. O cronograma encerra com a mostra dos premiados na feira Movelsul Brasil, de 28 a 31 de agosto, na cidade de Bento Gonçalves.

Peça vencedora do Prêmio Salão Design 2022.
Peça vencedora do Prêmio Salão Design. (Augusto Tomasi/CASACOR)

Sustentabilidade em pauta

 

Além dos desafios, mais uma vez haverá o Prêmio Madeiras Alternativas, que é uma parceria com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Mais do que o troféu, concede ao vencedor uma viagem para conhecer uma área de exploração de madeira sob o regime de manejo sustentável na Amazônia e uma visita ao Laboratório de Produtos Florestais do SFB. A este prêmio especial concorrem todos os participantes selecionados para a segunda etapa eliminatória e que utilizam madeiras alternativas na fabricação de suas peças.

Voto popular

 

O Prêmio Voto Popular é uma novidade nesta edição. A ele concorrem todos os finalistas, ou seja, projetos aprovados pelo júri da primeira etapa (técnico-funcional) e que integram a segunda etapa eliminatória (estético-criativa).

Jurados

Na primeira etapa, os cinco especialistas que integram o grupo são: Adriana Fontana (Associação Brasileira de Designers de Interiores); Ana Paula Coelho (Centro Universitário Belas Artes de SP); Eduardo Nuncio (Móveis Carraro); Rodolpho Guttierrez (Centro Brasil Design) e Sidnei Schenato (Senai). Essa avaliação vai ocorrer de modo remoto entre os dias 12/04 e 05/05, com divulgação do resultado no dia 16/05 pelos canais oficiais do Prêmio Salão Design.

Continua após a publicidade

Na segunda fase, entram em cena os jurados Adélia Borges (crítica, historiadora de design e curadora independente); Cris Bava (CASACOR); Paulo Biacchi (designer de produtos), Thaís Lauton (Casa e Jardim) e Winnie Bastian (curadora e produtora de conteúdo).

Peça vencedora do Prêmio Salão Design.
Peça vencedora do Prêmio Salão Design. (Augusto Tomasi/CASACOR)

Serviço Prêmio Salão Design 2023

 

Inscrições: 07/02 a 04/04, às 23h59

Continua após a publicidade

Julgamento da primeira etapa: 12/04 a 05/05

Divulgação dos resultados da primeira etapa: 16/05

Início do voto popular: 23/05

Julgamento da segunda etapa: 17 e 18 de julho

Continua após a publicidade

Encerramento do voto popular: 19/07

Divulgação dos vencedores: 24/07

Mostra dos premiados: 28 a 31 de agosto, na feira Movelsul Brasil

Cerimônia de premiação: 30/08

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade