Continua após publicidade

7 exposições que você não pode perder no mês de maio em SP

MASP, MIS, CCBB, SESC, entre outros museus da capital estão recheados de novas exposições que integram o calendário cultural da cidade neste mês de maio

Por Marina Pires
6 Maio 2023, 10h00

O mês de maio já chegou e isso quer dizer que mais exposições desembarcaram no calendário cultural da cidade de São Paulo. Entre as exposições pela capital, destaque para Paul Gauguin (MASP), Iole de Freitas (IMS) e os últimos dias da exposição imersiva de Michelangelo (MIS Experience).

A seguir, listamos 7 exposições que você não pode deixar de conferir neste mês de maio na capital paulista!

1. Iole de Freitas — IMS

 

A mostra, que fica de 06 de maio a 24 de setembro, reúne fotos e filmes dos tempos em que a artista Iole de Freitas viveu em Milão, Londres e Nova York. Pouco conhecidas pelo público brasileiro, as obras também abordam temas como o movimento e a passagem do tempo.

Iole de Freitas— IMS
Imagens da sequência Glass Pieces, Life Slices [Cacos de vidro, Fatias de vida], Milão, 1975. Coleção Iole de Freitas / (Divulgação/CASACOR)
Ao reunir a produção de Iole da década de 1970, a exposição evidencia a potência dessas obras da artista que, vistas sob a luz dos debates contemporâneos, continuam suscitando novas questões e perspectivas.

Ao visitar a exposição, o público poderá conhecer um período central na trajetória da artista, no qual ela começa a explorar temas como o movimento e a transparência, que viriam marcar toda a sua obra posterior.

2. “Mulher Esqueleto”, por Lidia Lisbôa — SESC Pompéia

 

Lidia Lisboa
(Divulgação/CASACOR)

Em cartaz até 30 de julho, vida e arte se entrelaçam nas propostas de Lidia Lisbôa, que tece casulos, úteros, cordões umbilicais e tetas na mostra Mulher Esqueleto, no Sesc Pompeia.

Lidia trabalha com escultura, gravura, pintura, costura e crochê. Sua prática artística desenvolve-se na intersecção entre objeto de arte, performance e ritual. Cada passo dado na construção de sua poética aponta para um desdobramento na forma de ação performativa.

Continua após a publicidade

Em Mulher Esqueleto, a artista apresenta trabalhos de vários períodos, incluindo inéditos, e usa como fio condutor o capítulo de mesmo título da mostra que compõe o livro de Clarissa Pinkola Estés “Mulheres que correm com os lobos”. A artista reflete sobre a possibilidade de recompor a si mesma, estruturando no processo de recolhimento a reestruturação do self, e não as relações.

3. Paul Gauguin: O outro e Eu — MASP

 

Paul Gauguin (1848-1903) é considerado um dos mais importantes artistas modernos surgidos na França no século 19. Sua modernidade reside na negação de um estilo único na pintura e na diversidade de formas e elementos que utilizava. Gauguin renovou a pintura incorporando referências de imagens do “outro”, fora do panorama cultural europeu, com paisagens e personagens do Taiti, a ilha no oceano Pacífico que integra a Polinésia Francesa.

Paul Gauguin: O outro e Eu— MASP
(Reprodução/CASACOR)

Esta é a primeira exposição a abordar de maneira crítica a problemática relação do artista com esse “outro” que fica em cartaz até 08 de agosto no MASP.

4. Marc Chagall: sonho de amor — CCBB SP

 

Até 22 de maio, a exposição “Marc Chagall: sonho de amor”, no CCBB SP, traz 191 obras do artista franco russo de origem judaica que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas – fazendo delas verdadeiras obras poéticas.

Marc Chagall: sonho de amor— CCBB SP
(Reprodução/CASACOR)

Não à toa, a mostra apresentará alguns de seus poemas e contará a trajetória de Chagall, pautada pelo amor que devotava à vida e às artes.

Continua após a publicidade

5. Tina Turner: Uma viagem para o futuro— MIS

 

Primeira exposição brasileira dedicada à lenda viva, “Tina Turner: uma viagem para o futuro” desvenda o início da carreira da eterna rainha do rock no início dos anos 1960 até o final dos anos 1990 sob as lentes de fotógrafos que fizeram parte da revolução musical e cultural que ocorreu na América nessas décadas.

Tina Turner: Uma viagem para o futuro— MIS
(Divulgação/CASACOR)

Com curadoria e direção criativa do ecossistema criativo MOOC e curadoria adjunta de Adriana Couto, “Tina Turner: uma viagem para o futuro” – que fica até 09 de julho – reúne cerca de 120 fotos do acervo da The Music Photo Gallery e foi organizada em torno de quatro temas principais relacionados à vida de Tina: sua inigualável carreira musical; o poder feminino que faz da artista um referencial de superação; sua marcante participação na sétima arte; e seu estilo único refletido nos figurinos e seus penteados emblemáticos, envolvendo colaborações com grandes nomes da moda.

6. Respira, por Ana Zveibil — ​​Centro Cultural Correios

 

Respira, por Ana Zveibil— ​​Centro Cultural Correios
(Divulgação/CASACOR)

A partir de 09 de maio a 10 de junho, a artista plástica Ana Niski Zveibil expõe suas obras na instalação “Respira”, no Centro Cultural Correios – Vale do Anhangabaú, São Paulo. Nesta instalação individual da artista, o observador se depara com carrinhos de bebê, casulos e bichos feitos de tramas de lã e uma cascata verde, uma tapeçaria de entrelaçamentos complexos com flores e folhas.

7. Michelangelo: O mestre da Capela Sistina — MIS Experince

 

Até o dia 31 de maio, o público poderá se jogar na maior exposição imersiva já realizada no Brasil sobre a Capela Sistina e as obras de Michelangelo, que estão entre as mais famosas da história da arte.

Michelangelo: O mestre da capela sistina— MIS Experince
(Divulgação/CASACOR)

Com mil metros quadrados divididos em 14 salas expositivas, a mostra traz, além da sala de imersão com projeções gigantes no teto e nas paredes, espaços dedicados à arquitetura, história e curiosidades da Capela Sistina. Os conteúdos das salas, elaborados pelo professor e historiador de arte Luiz Marques (que assina a curadoria da exposição), trazem informações sobre a construção da capela, suas tradições e seu uso pelo Vaticano, com destaque para uma maquete e uma réplica da chave da igreja.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade