Espécies de plantas ideais e dicas para cuidar do jardim no verão

Orquídeas, bromélias e poinsétias são as espécies mais consumidas nesta época do ano. Confira mais dicas:

Por Redação Atualizado em 17 fev 2020, 16h43 - Publicado em 7 jan 2019, 17h01
Lindo arranjo de flores na mesa de centro da Sala de Campo de Mirella Improta e Camila Guerreiro Ramos, na CASACOR Santa Catarina. Foto de @pedroarielsantana com o celular LG G7THINQ. Pedro Ariel/CASACOR

As altas temperaturas e a umidade do ar elevada do verão podem ser fatores de preocupação para algumas espécies de vegetação. Mas, com o cuidado correto, é possível conservar suas plantas e ainda adquirir as que se adequam mais a essas condições. Carol Costa, jardineira e embaixadora da Flores Online,  e-commerce de flores e presentes especiais, listou quais são as melhores espécies para o verão e os cuidados necessários.

Orquídeas, bromélias e poinsétias são as espécies mais consumidas nesta época do ano. Além de serem plantas que, geralmente, são dadas de presente ou, então, usadas na decoração natalina por conta de suas cores, são bem resistentes ao clima tropical.

CASACOR BSB: Casa de Vidro por Estúdio Orla. O espaço incorporou vidro, madeira, elementos industriais e o uso de plantas no telhado, que conectam o visitante à natureza e trazem o conceito das florestas urbanas. . Divulgação/CASACOR

Faça regas regularmente

É importante ficar atento às regas das plantas para não deixar o substrato secar demais. O indicado é regá-las diariamente, de preferência no período da manhã ou no final da tarde, quando o sol não está tão forte.

Divulgação/CASACOR

Pulverize as plantas

Principalmente nos dias mais secos, é essencial pulverizar bem a planta, para evitar que as folhas ressequem.

Continua após a publicidade
Lio Simas/CASACOR

Cuidado com as tempestades

O verão sempre vem acompanhado das fortes chuvas de fim de tarde. Portanto, se as plantas ficam na área externa da casa, é preciso protegê-las para evitar possíveis estragos, principalmente para espécies mais delicadas, como as orquídeas.

CASACOR SP 2018: Lounge Sensações por Gustavo Paschoalim. A cozinha gourmet é integrada ao amplo living de 92 m². Inspirado no lofts americanos, o arquiteto utiliza piso de bambu, iluminação com trilhos aparentes e tijolos ingleses nas paredes. Divulgação/CASACOR

Livre-se das pragas

Nesta estação, a propagação de pragas e parasitas é alta. A maneira mais certeira de evitá-las e blindar as plantas contra doenças é realizar adubações uma vez por mês.

CASACOR Ribeirão Preto 2018: Varanda Contemple o Belo por Sarita Ávila. O tema A Casa Viva aparece na marcenaria, que traz desenhos artísticos inspirados em folhagens. ⠀ Divulgação/CASACOR

Corte galhos secos

Podar constantemente as plantas para retirar galhos adoentados ou secos é outra dica fundamental para manter as plantas saudáveis. A poda faz com que os nutrientes sejam absorvidos e usados na produção de novas folhas e flores.

Continua após a publicidade
Publicidade