Continua após publicidade

Conheça os mentores do CASACOR Archathon SP 2017

Durante a maratona, os times serão orientados por conselheiros no desenvolvimento dos projetos

Por Fernanda Drumond
Atualizado em 6 mar 2017, 15h03 - Publicado em 22 fev 2017, 17h16

Com o objetivo de revelar os novos talentos do mercado, a CASACOR São Paulo em parceria com a Muuving promove a maior maratona de arquitetura e design de interiores do país. Os participantes serão desafiados a criar um projeto que será julgado por um comitê formado por renomados profissionais. O grupo vencedor receberá como prêmio a oportunidade de projetar um dos ambientes da maior e mais completa mostra da área das Américas.

Durante a maratona, os times participantes serão orientados por mentores – profissionais renomados no mercado e na academia – que atuarão como conselheiros e darão todo o suporte necessário para o desenvolvimento dos projetos dentro da proposta do evento. Esses “gurus” ajudarão as equipes a criarem um sentido para a arquitetura e o design do ambiente e selecionarão os melhores para a apresentação na grande final do ARCHATHON. 

 

Alexandre Salles

alexandresalles-archathon
(Divulgação)

Arquiteto e mestre em Semiótica Urbana, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Alexandre Salles, coordena os cursos de Design de Interiores do Instituto Europeu di Design – IED São Paulo. Com vasta experiência em grandes escritórios de arquitetura em São Paulo, além de colaborações em projetos e concursos nacionais e internacionais de arquitetura, fundou em 2011, o Estúdio Tarimba, escritório multidisciplinar com foco no desenvolvimento de projetos corporativos, comerciais, residenciais, consultoria e pesquisa em design.

 

 

negrette-archathon
(Divulgação)

Roberto Negrette

O argentino iniciou seus estudos em Arquitetura e Urbanismo em Buenos Aires, mas
concluiu o curso na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mudou para o Brasil em 1982 e trabalhou como designer de interiores no escritório de Clarice Reade e Antônio Henrique Noronha até 1988. Desde então, possui estúdio próprio com diversos projetos nas áreas comercial e residencial e inúmeras premiações. Negrette também foi presidente da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores.

 

 

 

alexandre-cafcalas1
()

Alexandre Cafcalas

O arquiteto graduou-se pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP em 1995. No ano seguinte, iniciou parcerias com profissionais brasileiros e espanhóis e estudos de pós-graduaçao em Barcelona e Madrid. Seu estúdio trabalha no desenvolvimento de projetos de edifícios de diversas escalas, apesar de seus interesses permearem a pesquisa, a curadoria, e as atividades docentes.

Entre seus principais méritos, recebeu o Primeiro Prêmio do Instituto de Arquitetos do Brasil para projeto de Edifícios Institucionais em 2008, o Primeiro Prêmio no Concurso de Anteprojetos para o Centro de Convençoes da FAMESP, em Botucatu, e também foi finalista da Bienal Iberoamericana, Chile/Espanha, em 2002.

Continua após a publicidade

 

 

 

 

 

lourenco-gimenes-archathon
  (Divulgação)

Lourenço Gimenes

O arquiteto possui graduação e pós pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. Tem mais de 15 anos de experiência como docente em universidades como FAAP, UNIP, IED, Mackenzie e IMED;rofessor-convidado do International Honors Program (IHP), Columbia e MIT. Além disso, é sócio-fundador do FGMF Arquitetos, que está no mercado há mais de 15 anos.

 

 

 

mfigueroa-archathon
(Divulgação)

Mario Figueroa

O arquiteto chileno foi graduado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas em 1988 e se tornou doutor na área pela USP em 2002. Com inúmeros projetos premiados e reconhecidos pelo mundo, atuou como docente na FAAP e no Mackenzie e como conferencista em universidades na Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Espanha, México e Panamá. Foi sócio fundador de “Estúdio de América” em 2007 e no final de 2011, em sociedade com Letícia Tamisari, cria o escritório de arquitetura FIGUEROA.ARQ.

 

 

letícia-figueroa-archathon
(Divulgação)

Letícia Tamisari

Letícia Tamisari será a suplente dos mentores caso algum deles não possa comparecer ao evento. A arquiteta e urbanista é formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e possui formação técnica em Design de Interiores pela ETEC. Durante o ano de 2011 foi estagiária no Estúdio América. No início de 2012, participou da fundação do escritório FIGUEROA.ARQ.

 

 


SERVIÇO:

Quem pode participar?

Continua após a publicidade

– Estudantes que tenham completado 90% dos cursos de Arquitetura ou Design de Interiores;

– Recém-formados, há, no máximo, 5 anos, nos cursos de Arquitetura ou Design de Interiores.

Qual a dinâmica do evento?

Fase online

Cada grupo (com três integrantes cada) envia um projeto, de autoria de pelo menos um dos integrantes, que o represente. As inscrições são feitas através do site www.archathon.com.br

Continua após a publicidade

Classificação

O time de curadores da CASACOR São Paulo escolhe os 30 melhores grupos para participar da fase presencial (ArchaDay + Dia de Maratona).

Archathon CASA COR – Edição São Paulo

PRIMEIRO DIA – Palestras e um bate-papo com referências do mercado

SEGUNDO DIA – O grande desafio: a maratona criativa

Continua após a publicidade

TERCEIRO DIA – Apresentações, julgamento e premiação

Como funciona a maratona de projetos?

17/03 ArchaDay:  um dia reservado para informação de qualidade, no qual os participantes são instigados a refletir sobre temas atuais relacionados à Arquitetura e Design. Palestras e bate-papos com profissionais e marcas de destaque, além da presença de instituições com atuação expressiva.

18/03 Dia de Maratona: briefing do ambiente

Iniciado o cronômetro, os grupos tem cerca de 14 horas para concluir a missão: elaborar um projeto com os produtos dos parceiros do evento.

Continua após a publicidade

19/03 –  Apresentação dos  projetos aos mentores. Após essa rodada, os mentores definem quem vai para a grande final. Os finalistas fazem um pitch de cinco minutos para a Comissão Julgadora. Os jurados se reúnem e, ao fim, escolhem o vencedor.

As inscrições vão até o dia 3 de março. A divulgação dos classificados será no dia 7 de março. Já o resultado dos vencedores ocorrerá no dia 19 de março, aqui no site da CASACOR e no www.archathon.com.br.

Publicidade