Continua após publicidade

CASACOR SP 2023: visita acessível integra agenda da mostra paulistana

Entidades relacionadas a pessoas com deficiência visitam a mostra paulistana com a equipe CASACOR

Por Redação
Atualizado em 21 ago 2023, 20h48 - Publicado em 3 ago 2023, 14h55

Como no ano passado, a edição de 2023 da CASACOR São Paulo ofereceu ao grupo de membros da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), da Comissão Permanente de Acessibilidade da Cidade de São Paulo (CPA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) e entidades relacionadas a pessoas com deficiência uma visita guiada à mostra.

Vista Grupo Acessibilidade CASACOR SP 2023
Cris Ferraz, diretora da CASACOR, e Cid Torquato, CEO at ICOM Libras. (Adriana Barbosa/CASACOR)

Por meio de uma série de ações, a CASACOR criou uma experiência ainda mais inclusiva para que o visitante pudesse conferir de perto as ações relacionadas a acessibilidade desenvolvidas no evento, com a consultoria da arquiteta Silvana Cambiaghi, para reforçar a melhoria da visita à CASACOR para cadeirantes e deficientes visuais e auditivos.

Ações desenvolvidas pela mostra CASACOR

  • Instalação da planta tátil com dupla leitura (português e braille);
  • Inserção de QRCode na mesa com áudio descritivo do Masterplan;
  • Instalação de placas táteis numeradas na entrada de cada ambiente, nos corrimãos das rampas das Salas Especiais e nas cabines acessíveis dos WCs;
  • No App CASACOR, foi incluído o tradutor em libras da Icom (parceria com a AME). A informação também está nos totens que indicam o download do App.
Vista Grupo Acessibilidade CASACOR SP 2023 Adriana Barbosa
(Adriana Barbosa/CASACOR)

Antes da visita, a turma participou do evento de entrega do Selo de Acessibilidade concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA) – órgão vinculado à Prefeitura de São Paulo e à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) – para equipamentos públicos ou privados que garantem acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Entre os destaques desta edição, está também o espaço a Casa do Ser, desenvolvido pela dupla de arquitetas Audrey Carolini e Thamires Mendes, à frente da ARQTAB, junto com o escritório MF Arquitetura, se debruçaram para o ambiente de 67m² exibido na CASACOR São Paulo 2023. Um ambiente inclusivo de com design universal, tecnologia e valorização da diversidade.

Vista Grupo Acessibilidade CASACOR SP 2023
Ana Beatriz Domingues Souza, Ricardo Guerra e Ana Claudia Domingues. (Adriana Barbosa/CASACOR)

Acessibilidade é uma das palavras-chave da CASACOR. Desde 2018, todos os WCs da edição paulistana possuem uma cabine acessível. Antes disso, em 2016, todos os ambientes passaram a permitir a circulação de cadeiras de rodas.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade