Continua após publicidade

Bela Gil cria coleção de cerâmicas em parceria com a Olaria Paulistana

A chef criou 18 peças de cerâmica utilitária feitas de forma artesanal com design e cores exclusivas desenvolvidos por Lucia Eid

Por Redação
13 set 2023, 11h00

À frente de programas gastronômicos de televisão, a chef Bela Gil é uma das principais referências nacionais quando o assunto é alimentação saudável.  E como a gastronomia, além da nutrição, estimula os sentidos, Bela Gil convidou a Olaria Paulistana para desenvolver uma linha de utensílios em cerâmica especialmente para seu restaurante, o Camélia Òdòdó, na Vila Madalena, em São Paulo.

Bela Gil e Lucia Eid: coleção produzida com argila reciclada e material atóxico.
Bela Gil e Lucia Eid: coleção produzida com argila reciclada e material atóxico. (Naná Curti/CASACOR)

O sucesso das cerâmicas no restaurante estimulou a ampliação da parceria que, agora, se estende a todos os interessados pelos utilitários. São bowls, xícaras, copos, jarras, molheiras e pratos de diversos formatos e profundidades, peças produzidas com argila reciclada e material atóxico que não liberam resíduo, criadas para acomodar as diferentes receitas pensadas pela chef.

Bela Gil e Lucia Eid: coleção produzida com argila reciclada e material atóxico. Naná Curti
Bela Gil e Lucia Eid: coleção produzida com argila reciclada e material atóxico. Naná Curti (Naná Curti/CASACOR)

Por serem feitas em um processo que tem como base a queima em altas temperaturas, são bastante resistentes e podem ser usadas em fornos, micro-ondas geladeira e máquinas lava-louças.

Continua após a publicidade

A Olaria Paulistana, dirigida por Lucia Eid, é um dos poucos ateliês no Brasil que desenvolve cores exclusivas para suas peças. Eid aprendeu a técnica com um engenheiro químico industrial com quem estudou por dois anos e ainda recebe assessoria.

Bela Gil e Lucia Eid: coleção produzida com argila reciclada e material atóxico.
Bela Gil em ação na Olaria Paulista (Naná Curti/CASACOR)

Para chegar nas especificações dos tons dessa coleção, foi realizado um minucioso estudo no laboratório que fica no próprio ateliê, comandado por Lucia Eid, proprietária da Olaria Paulistana. “A chef Bela Gil escolheu tons específicos de rosa, branco e um amarelo cúrcuma, inspirado exatamente na cor de um tênis que ela adora. Foram meses de experimentos até chegar nessas lindas e exclusivas cores”, conta a artista plástica e ceramista Lúcia Eid, que traz a arte em seu DNA, neta da pintora Adélia Aidar e filha da escultora Odette Eid.

Bela Gil e Lucia Eid: coleção produzida com argila reciclada e material atóxico. Naná Curti
Bela Gil e Lucia Eid: coleção produzida com argila reciclada e material atóxico. Naná Curti (Naná Curti/CASACOR)

Atendendo projetos personalizados para diversos chefs, restaurantes e pousadas em todo o Brasil, Lúcia Eid também é autora do livro “Prato Feito, cozinhando com as cores“, onde defende a cerâmica colorida como moldura para as receitas dos chefs. Segundo Eid, a cerâmica tem ganhado cada vez mais destaque e é apontada como uma das tendências mais fortes no mercado e não só para servir preparações dos grandes chefs, mas para dar mais beleza, praticidade e aconchego aos lares.

As peças da coleção Bela Gil podem ser adquiridas, à pronta-entrega, no Ateliê Olaria Paulistana ou pelo site para todo o Brasil.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade