Artboard Created with Sketch.

As revoluções da Renault nos projetos de interiores de automóveis

Nos últimos 50 anos, a Renault se dedicou a criar veículos cada vez mais práticos e confortáveis, revolucionando a maneira como o interior dos automóveis são projetados

Nos últimos cinquenta anos, a Renault se dedicou a criar veículos cada vez mais práticos e confortáveis, revolucionando diversas vezes a maneira como o interior dos automóveis são projetados.

O marco inicial dessa história ocorreu em 1965 com o lançamento do Renault 16, o primeiro veículo com carroceria do tipo hatchback a possuir uma tampa do porta-malas com abertura até o teto, oferecendo novas possibilidades para o transporte de bagagem.

001

 (/)

Projetado desde início como um carro, ao mesmo tempo, compacto e espaçoso, o Renault 16 inovou com seu formato de dois volumes (cofre do motor e habitáculo dos passageiros), com linhas angulares modernas, cintura baixa, teto alto e nada menos que seis janelas para ampla visibilidade.

Seu espaço para cargas era capaz de ser organizado em quatro diferentes layouts, quadruplicando o volume disponível de acordo com o deslizamento do banco traseiro – algo comum hoje em dia, mas inédito cinquenta anos atrás. Os bancos já vinham de fábrica adaptados para a instalação de assentos infantis, e poderiam ser abaixados para formar uma cama para duas pessoas.

Para substituir o Renault 16, a marca mais uma vez foi atrás de inovações. Lançado em 1976, o Renault 20 foi o primeiro veículo do grupo a ser desenhado em computadores, utilizando a tecnologia CAD. O perfil do desenho hatchback era basicamente o mesmo, um pouco mais alongado, mas com espaço interno ainda maior.

002

 (/)

Em 1984, a Renault lançaria um modelo que causaria uma revolução não apenas no mercado automotivo, mas também no estilo de vida das pessoas. A Espace foi a primeira minivan moderna da história, inaugurando um segmento que hoje é dos mais importantes em todo o mundo.

003

 (/)

O desenho monovolume bastante aerodinâmico permitia o transporte de até sete pessoas, com muito conforto e incrível versatilidade. Com piso plano e estrutura modular, a Renault Espace oferecia bancos reclináveis, dobráveis e removíveis para todos os passageiros. A traseira podia ser transformada em um escritório para quatro pessoas ao redor de um assento transformado em mesa.

A busca por praticidade aliada a um aspecto lúdico teria seu auge com o Renault Twingo, de 1992. Com apenas 1,78 metro de comprimento, a cabine oferecia um espaço interno impressionante, digno de veículos muito maiores.

004

 (/)

O banco traseiro deslizante, oriundo do Renault 16, continuava lá, mas o bom humor e a personalidade descontraída eram novidades refrescantes, com pleno uso de cores, tecidos e itens de design sofisticados em um automóvel acessível para as massas.

Para preencher a lacuna entre a Espace e o Twingo, a Renault lançaria em 1996 a Scénic, primeira minivan compacta da história. Mesmo com as dimensões de um automóvel compacto, a Scénic oferecia três fileiras de bancos deslizantes, rebatíveis e removíveis – nessa altura, já uma marca registrada da Renault.

005

 (/)

O interior ainda era agraciado com diversos porta-objetos e bandejas integradas nas costas dos bancos dianteiros, um conforto que seria copiado por inúmeros fabricantes nos anos seguintes. Eleita o Carro do Ano na Europa em 1997, a Scénic continua a ser a minivan francesa mais vendida de todos os tempos.

Todo esse legado pode ser visto hoje nos projetos atuais da Renault. Sandero e Logan, por exemplo, oferecem o maior espaço interno em suas respectivas categorias. O Fluence possui o maior porta-malas entre os sedãs médios do mercado, e o Duster é imbatível na combinação entre visual aventureiro e conforto e praticidade para seus ocupantes.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.