Artboard Created with Sketch.
Ambientes

O olhar de Fernando Thunm em 10 projetos paisagísticos da CASACOR

Com quase 15 anos de carreira e várias participações na mostra, o profissional do elenco CASACOR é um dos destaques em áreas externas

<span>–</span>

(Vini Dalla Rosa/CASACOR)

Desde criança, Fernando Thunm já demonstrava interesse por paisagismo. Aos 15 anos, já inventava seus primeiros jardins. O profissional formou-se Arquiteto e Urbanista pela Unisinos, em São Leopoldo – Rio Grande do Sul, em 2003. Ainda na Universidade, participou de três estágios na área: “Paisagismo é uma coisa que não aprendemos na graduação e sim na prática, errando, testando…”, comenta o profissional. De 2006 a 2008 viveu em Barcelona, onde trabalhou na empresa GPO Ingenieria na área de urbanismo, e concluiu dois cursos máster, em Desenho de Móveis e em Iluminação, ambos no Instituto Europeo di Design (IED).

No Brasil, seu próprio escritório começou executando projetos de arquitetura em geral. Com o decorrer do tempo, a demanda pelo paisagismo, que antes era a menor, foi crescendo e se tornou absoluta.

“Vejo o paisagismo como uma moldura para a arquitetura. Conseguimos realçar os melhores aspectos e contornar os problemas dos projetos. O paisagismo humaniza, aproxima escalas, quebra a dureza da construção e a valoriza. Não se trata apenas da vegetação, mas os caminhos, a iluminação…”

Com diversas participações na CASACOR Rio Grande do Sul, o profissional é um dos destaques do elenco da mostra, marcando sempre presença com projetos incríveis para a área externa.

CASACOR RS 2017

Na edição de 2017,  Fernando Thunm assina o Rooftop. Pedra, água e madeira foram os elementos usados como base para três ambientes. Um deles é o lounge sobre o deck, protegido por brises de madeira. Ali pode-se assistir ao fogo que queima sobre a base de pedra, iluminando a jabuticabeira protagonista do espaço. A piscina foi revestida com porcelanato que reproduz tons de concreto.

CASACOR RS 2016

Na CASACOR Rio Grande do Sul 2016, o projeto do profissional foi o English Garden, uma área externa de de 300 m² dividida em três partes: um grande gazebo, que abriga uma mesa de refeições com um aparador, adornado com diversas plantas e objetos; uma lareira, com poltronas e uma fonte ao lado; e, ao fundo, uma piscina, com fundo infinito e borda transbordante. O caminho que liga estes três pontos é um piso sinuoso.

CASACOR RS 2015

O conceito em 2015 foi criar um jardim bastante moderno, de linhas retas e daí o do nome Jardim Contemporâneo. O centro do projeto partia de uma piscina concretada em forma de raia e com borda transbordante. Na continuação, havia um lounge com um banco construído e revestido com plaquetas marrom escuro, que servia para abrigar uma lareira a álcool. Também na piscina, existia uma porção de deck que levava o visitante até a casa do Arq. Rafael Kroth, onde um volume revestido de madeira compõe tanto com o piso quanto com o pergolado em madeira natural e pintada de branco. Este pergolado abrigava uma mesa de jantar e também possuía o banco revestido de plaquetas cinza escuro do lounge ao lado.

CASACOR RS 2014

O espaço Jardim da Casa contava com diversos recantos.  Logo na entrada, havia um pergolado de 20 m² que abrigava um estar e uma lareira a álcool. No centro do ambiente havia uma piscina de fibra de vidro e revestimento de pastilhas azul escuro. Junto a ela encontram-se espreguiçadeiras em slim e estrutura preta assim como poltronas de ferro e madeira. Após a piscina, foi colocada uma cama de 2 x 2 m com docel em tecido off white que contrastava com o verde do jardim e entrava em total harmonia com o volume arquitetônico da casa, sendo um grande convite ao descanso e para contemplação do jardim.

Junto a área de pergolado foram colocadas palmeiras traquicarpus e fênix, todas com 2,50 m de tronco ou mais, criando um jogo de texturas e alturas diferenciadas. Próximo a cama havia duas frondosas oliveiras, de troncos acinzentados e diversas ramificações, assim como quatro exemplares menores.  A forração dos canteiros foram feitas com dianelas, bambus multiplex, fórmios verdes e liriopes.

CASACOR RS 2013

O Jardim do Living, com 330 m², foi projetado para atender a casa e está diretamente ligado ao living por uma grande janela. Dela partia um deck, que se estendia até a piscina e abrigava algumas espreguiçadeiras. A piscina era de fibra revestida com pastilhas de vidro e possuía iluminação em LED com sistema RGB (multicolorido). Nela foram agregados cinco jatos de água que eram lançados desde a vegetação. Também havia um lounge com sofás e poltronas com tecidos em tons vermelho e azul, seguindo o estilo “navy” presente também em móveis, toldos e paredes.  No centro deste estar foi criado um volume que abrigava uma lareira a etanol. A vegetação incluía palmeiras fênix de 4 m de altura, palmeiras draco, vestringias, dazilirium, dianelas variadas e outras espécies.

CASCOR RS 2012

O Jardim das Artes estava localizado junto à fachada da casa principal, de estilo neoclássico. A vegetação foi pensada de forma a deixar os espaços centrais mais livres e disposta no entorno dos muros e junto à casa. Foram trabalhados arbustos de grande porte (jasmim imperador, que exala um agradável perfume) sobre a grama e topiarias (plantas podadas em bola, como Buxus, Pitosporos e Podocarpus) nos canteiros da fachada e vasos junto ao acesso principal, conferindo sobriedade e respeitando a simetria da arquitetura.

CASACOR Punta Del Leste 2012

O Jardim da Entrada foi desenvolvido na frente do terreno de 2.200 m², onde está situada a mostra. Algumas plantas como Juniperus, Álamos, Capins verdes entre outros arbustos, foram cuidadosamente dispostos no grande gramado da casa. A ideia era ter um jardim despojado e que valorizasse o talude (elevação de grama) existente na frente do terreno e o acesso ao evento. 

CASACOR RS 2011

O Jardim de Relax, espaço totalmente ao ar livre, foi concebido para  reunir amigos e também relaxar com a família nas horas vagas. O ambiente estava setorizado pelos revestimentos de piso: a área de estar, acomodava um lounge e a lareira a álcool. O deck abrigava um SPA com cromoterapia e hidromassagem.

CASACOR RS 2010

Na CASACOR Rio Grande do Sul 2010, Thunm assinou o Jardim da Casa, um espaço de convivência e contemplação.

CASACOR 2009

Uma área de circulação é sempre delicada de se trabalhar. É um espaço que une diversos outros, cada um com suas necessidades, estilos e usos. Desta forma, o Páteo da Gastronomia, era um ambiente que minimizava tantas diferenças sem deixar de ser imponente e marcante.