Artboard Created with Sketch.

Conexão cidade e cerrado: a arquitetura de Leo Romano

Confira as principais obras do arquiteto, que soube mesclar estilos diferentes para criar projetos únicos

-

(Divulgação/CASACOR)

Duas décadas. Quase metade da vida de Leo Romano foi dedicada a produzir arquitetura e design. Nascido no interior da pequena cidade de Morrinhos, no Centro-Oeste do país, a “cidade dos pomares”, ainda na infância, mudou-se para a capital, Goiânia, onde estudou Artes Visuais, Arquitetura e Design Gráfico. Sua estética se orienta pelo som da corneta de chifre: valorização da natureza, linhas sucintas, materiais ricos em textura, mas uma simplicidade quase austera, assim como o Cerrado.

As obras de Leo Romano são distintas, sóbrias, com linhas marcantes e cores vibrantes. Contudo, talvez seu aspecto mais excepcional seja a forma como mesclam as técnicas rigorosas e urbanas da Escola Paulista nos exteriores e fachadas, e a intimidade afetiva interiorana, na decoração interna. O mobiliário, portanto, reflete a brasilidade por meio de peças assinadas por grandes mestres , como Sergio Rodrigues, Oscar Niemeyer e Lina Bo Bardi, ou peças próprias.

De faculdades a bancos, de bares a lojas de decoração, a obra de Leo Romano encanta e instiga aqueles que entram em contato com ela. Confira alguns de seus mais importantes projetos.

Club Royal

Característica frequente do profissional, a fachada do Club Royal, em Goiânia, é muito diferente de seu interior. Trata-se de uma caixa escura, minimalista, cujos únicos adereços são estruturas vermelhas geométricas delgadas. No interior, contudo, a surpresa: todo o glamour das melhores casas noturnas, com ares vintage, estão lá poltronas, lustres, chaises e superfícies espelhadas. O local recebe festas e eventos de todos os tipos.

Leo deixa sua marca no uso teatral do vermelho sangue, presente na parede, no piso e na tradicional cortina do palco, e na iluminação cênica. Além deles, um boi, figura simbólica na obra do arquiteto.

Instituto Leo Romano

“É um passo muito importante para toda a minha equipe, assim como para Goiânia. Passamos a oferecer um novo espaço de referência de arte e de formação em que ocorrerão palestras, workshops e outras atividades, principalmente para estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, design e artes plásticas”, celebra o arquiteto.

Em Goiânia, no início de 2018, Leo Romano inaugurou seu próprio instituto, com o objetivo de integrar arquitetura, design e artes visuais. Na casa, estão abrigadas uma biblioteca pública e também a galeria Hacibe Hanum, que foi inaugurada com uma exposição do renomado pintor e escultor mineiro Farnese de Andrade (1926 – 1996).

A casa de 600 m² de área construída e 1500 m² de terreno, foi erguida nos anos 1970, ainda na lógica modernista, com espaços abertos abundantes e concreto. Espalhadas pelas salas estão peças de design do próprio Leo.

Casa Escalada

A Casa Escalada é composta por dois volumes perpendiculares: um deles fica assentado sob o terreno e o outro, que abriga os dormitórios, fica suspenso por dois pilares em formato de “y”, para que toda a residência permaneça em um mesmo nível, apesar da declividade do terreno.

“Queria que os elementos fossem apenas dois pilares redondos. Mas do ponto de vista estrutural era um pouco inviável, pois a edificação exigia quatro pontos de apoio”, relembra. Por conta disso, eles foram desenhados em forma de ‘Y’. No nível inferir ficam as garagens e o toque especial, uma parede de escalada, esporte praticado pelos moradores, que ocupa uma das paredes até o teto.

A influência dos trabalhos modernistas, em especial do trabalho de Oscar Niemeyer em Brasília, é clara. Concreto e curvas inusitadas marcam cada linha da Casa. Nos interiores, o mobiliário é brasileiro e descontraído, com grande presença de madeira.

Participações na CASACOR

As participações do profissional nas mostras pelo Brasil são sempre marcantes. Com poesia, estilo lúdico e provocativo, Leo Romano sempre se destaca e coloca o público em reflexão sobre os temas da atualidade, conceitos do morar e questões pessoais. Na galeria acima, separamos alguns dos mais ambientes assinados por Leo.