Tadao Ando assina nova linha de relógios Bvlgari Serpenti
Inspirado nas estações do ano, as edições limitadas utilizam aventurina verde, olho de tigre e madrepérola branca ou rosa
Em uma parceria inédita, o arquiteto japonês e ganhador do Pritzer Tadao Ando assina a nova linha de relógios da Serpenti Tubogas da Bulgari – na novidade, o mostrador do icônico réptil da Bulgari expressa as mudanças de tons de uma floresta ao longo das estações do ano, em composições de aventurina verde, olho de tigre e madrepérola branca ou rosa. “Meu objetivo é integrar as várias forças em atuação para restaurar a unidade da arquitetura com a natureza”, explica Ando.
Ícone da maison romana desde a década de 1940, o Serpenti Tubogas é ao mesmo tempo uma joia-relógio e um relógio-joia, que representa a beleza efêmera, porém duradoura do tempo. A colaboração está disponível em quatro edições limitadas.
Quatro estações
Assim como uma cobra passa por sua transformação, as obras de Tadao Ando mudam conforme a luz e as estações. O célebre arquiteto moldou sua linguagem de design em torno da aparente simplicidade das formas e da pureza dos materiais, mantendo uma harmonia direta com a natureza.
Suas construções de concreto se mesclam perfeitamente com o ambiente, como é o caso do Museu da Província de Hyogo – localizado em um cenário magnífico com vista para as montanhas ao norte e para o Mar Interior de Seto ao sul do Japão. Na primavera, as aberturas permitem a entrada de luz solar revigorante nos espaços interiores. Depois o museu adota um visual para o verão, tudo na luz e na sombra, graças ao frescor de seus corredores internos.
Edições limitadas
Para evocar as estações, Tadao Ando idealizou uma marchetaria colorida, que foi traduzida no mostrador dos relógios pelos artesãos da Bulgari. A primeira das quatro edições limitadas é chamada de natsu (“verão” em japonês) e capta a intensidade exuberante de uma floresta ensolarada, com a vivacidade da pedra aventurina verde ligeiramente translúcida, enriquecida com efeitos escuros. Esse impressionante mostrador contrasta com uma caixa e uma pulseira feitas de ouro amarelo e aço.
À medida que o outono (“aki” em japonês) se aproxima, as folhas parecem pegar fogo. Aqui, o olho de tigre confere ao icônico réptil um brilho caloroso e dourado, inteiramente em ouro rosa e acentuado com uma rubelita rosa na coroa.
Com o início do inverno (ou “fuyu“), a beleza gélida da natureza é revelada, simbolizada pela marchetaria de madrepérola branca. Sua iridescência é complementada por uma caixa e pulseira de aço brilhante.
A primavera, ou haru, anuncia o renascimento das energias vitais, uma época celebrada no Japão com o florescimento das sakuras, as cerejeiras – uma visão refletida nesta edição limitada do relógio Serpenti por delicados tons de madrepérola rosa em marchetaria.
As novas adições à coleção Serpenti Tubogas marcarão as estações até a primavera de 2025. Cada edição limitada é apresentada em uma caixa especialmente desenvolvida e assinada por Tadao Ando – um detalhe ecoado na parte de trás de cada caixa de relógio. Além disso, uma coleção de 20 caixas exclusivas acomodará essas quatro criações como um conjunto.