Continua após publicidade

Rapha Preto e Infinito Criativo assinam coleção By Aut! para a Tapetah

Apresentadas na Design Weekend, as peças também têm como objetivo incluir artistas autistas no universo do design e da arte voltada para a arquitetura

Por Redação
22 mar 2023, 16h00

Sob a mentoria do artista Rapha Preto, que comanda o estúdio homônimo, quatro artistas que integram o Projeto Infinito Criativo assinam peças com exclusividade para a coleção 2023 da Tapetah. A linha chamada De Canto a Canto – Abraça Brasil mapeia os 26 estados e o Distrito Federal do país. “Todos os sentidos da liberdade” de Chris Zumark; “Etapas”, de Nicolas Brito Sales; “DNA”, de Henrique Ferreira; e “Caminhos”, de Lucas Ksenhuk integram as novidades da marca e, ainda, pontuam a nova coleção do Projeto Infinito Criativo: By Aut!. As obras representam o estado de São Paulo e foram apresentadas durante a Design Weekend 2023.

O nome do projeto, Infinito Criativo, surge a partir do símbolo do infinito que é, igualmente, a representação do autismo. Entre seus objetivos está a inclusão no mercado de trabalho de jovens no espectro autista.

Conheça as obras

Obra Etapas por Nicolas Brito Sales

Rapha Preto Studio e Infinito Criativo assinam coleção By Aut! para a Tapetah
Obra Etapas por Nicolas Brito Sales. (Divulgação/CASACOR)

A obra “Etapas” representa três momentos distintos na vida do artista Nicolas Brito Sales, que nasceu com autismo severo e não usava a fala para se comunicar. Ele sempre gostou de objetos que giram (máquinas de lavar, ventiladores etc.) e, quando criança, mostrava uma fascinação por tudo que fosse em espiral.

Na obra, a parte mais clara representa a inocência. A outra extremidade, um pouco mais escura, representa o começo de seu amadurecimento. E no meio, temos a junção das duas fases de Nicolas, que o transformaram nesse artista autista, adulto e criativo.

Obra Todos os sentidos da liberdade por Chris Zumark

Rapha Preto Studio e Infinito Criativo assinam coleção By Aut! para a Tapetah
Obra Todos os sentidos da liberdade por Chris Zumark. (Divulgação/CASACOR)

Gaúcha de Canoas, artista plástica e vencedora vários festivais de artes, Chris Zumark tem 36 anos e está dentro do espectro do autismo. A artista possui um traço muito particular: suas obras são totalmente autobiográficas e expressam seus sentimentos que se referem não só sobre a sua condição de autista, mas sobre a sua vida. As asas significam o seu desejo de voar em todos os sentidos.

Obra DNA por Henrique Ferreira

Rapha Preto Studio e Infinito Criativo assinam coleção By Aut! para a Tapetah
Obra DNA por Henrique Ferreira. (Divulgação/CASACOR)

O artista representa a missão interplanetária Pioneer e Voyager com mensagens codificadas enviadas pela Nasa para o espaço com a localização do planeta Terra na galáxia, informações sobre a raça humana e sua existência, assim como o nosso DNA, a fim de sermos localizados por alguma civilização extraterrestre.

O artista também representou o disco Voyage Golden Record, disco de bronze coberto de ouro acoplado a sonda Voyager que possui instruções de como tocá-lo, fotos e sons da terra, assim como uma saudação em todos os idiomas. Ainda dentro desta inspiração espacial, o Henrique Ferreira traz sua própria mensagem representada por meio de complexos traços do DNA humano.

Continua após a publicidade

Obra Caminhos por Lucas Ksenhuk

Rapha Preto Studio e Infinito Criativo assinam coleção By Aut! para a Tapetah
Obra Caminhos por Lucas Ksenhuk. (Divulgação/CASACOR)

A obra traz uma reflexão sobre os caminhos que trilhamos. Existem aqueles que te levam a lugares já esperados e podem ser muito bons e desejados – mas algumas vezes precisamos encontrar alternativas além das que já existem e é preciso ter muita força, sabedoria e confiança, para conhecer esta saída não convencional. Os traços representam esse movimento de busca e encontro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade