Nova coleção da NEMO homenageia o centenário de Vico Magistretti

As icônicas luminárias Claritas e Kuta passam a ser produzidas pela marca, que celebra Vico Magistretti, pioneiro no design italiano

Por Giovanna Jarandilha 19 Maio 2020, 13h03
Reprodução/CASACOR

Todos os anos, a NEMO seleciona luminárias icônicas, desenhadas pelos maiores nomes do design do século XX — como Le Corbusier e Charlotte Perriand, Franco Albini e Kazuhide Takahama —, para produzir na coleção The Masters. Desta vez, o gênio homenageado é Vico Magistretti, um dos pais fundadores do design italiano.

A escolha por homenagear o designer se deu não só pelo seu trabalho inovador, que ressignificou formas e fez história no design moderno, mas também por este ser o ano em que Vico completaria 100 anos de existência.

Uma apurada pesquisa em rascunhos e protótipos do designer, cedidos pela Fundação Vico Magistretti, fez com que a marca decidisse reproduzir duas de suas luminárias: a Claritas e a Kuta.

Divulgação/CASACOR

Primeira luminária desenhada por Magistretti, em 1946, Claritas significa clareza e luminosidade. Produzida junto de Mario Tedeschi, a peça foi feita de tubos de metal inclinados, em preto. Na edição reeditada pela NEMO, o alumínio difusor foi também pintado de preto, enquanto a parte interna foi deixada branca.

Divulgação/CASACOR

A luminária Kuta é a expressão do principal conceito de design de Magistretti: geometria. O minimalismo inspirado no design japonês, que tomou conta dos anos 70, foi decisivo para as versões de mesa e parede da luminária. A peça é produzida com um disco de alumínio em branco ou preto, aplicado a partes de metal cromadas.

Continua após a publicidade
Publicidade