Móveis suecos se ajustam para se adequarem ao escritório flexível

A String Furniture utiliza prateleiras e uma mesa em estilo cavalete para que o usuário possa desenhar seu próprio layout

Por Redação Atualizado em 10 dez 2020, 22h32 - Publicado em 11 dez 2020, 08h00
Escritório com prateleiras metálicas brancas e duas cadeiras de escritório brancas, uma de cada lado da mesa que se projeta em ângulo perpendicular das prateleiras
Reprodução String Funiture/CASACOR

Quando Bjorn Dahlström e Anna von Schewen, da String Furniture, começaram a trabalhar em uma nova coleção de móveis para escritório domésticos, eles não poderiam imaginar que o mundo se juntaria a eles no home office. Seu objetivo, porém, se manteve o mesmo: criar uma coleção em torno de sua prateleiras modulares. Concebida em 1949, este móvel conquistou inúmeros lares suecos e internacionais, graças à sua simplicidade, ergonomia e durabilidade. Em 2005, ela foi relançada no mercado, confirmando o seu status de ícone.

Escritório com prateleiras metálicas brancas e cadeira de escritório branca
Reprodução String Funiture/CASACOR

Segundo o portal Designboom, os designers começaram seu percurso falando com médicos, que os convenceram de que mudar de posição ao longo do dia era crucial para evitar uma vasta gama de problemas de saúde.

Dois conjuntos de mesa e cadeira de escritório dispostos lado à lado, separados por prateleiras metálicas
Reprodução String Funiture/CASACOR

Normalmente, as escrivaninhas são volumosas e muito técnicas. Sua estética é muito empresarial e elas não se encaixam prontamente em um ambiente doméstico ou oferecem conforto para o usuário. Foi por isso que eles decidiram projetar uma mesa e não uma escrivaninha.

Prateleiras ao fundo. Mesa de madeira de jantar com três cadeiras no centro
Reprodução String Funiture/CASACOR

“Deve ser uma mesa de café no início da manhã e depois se transformar em uma escrivaninha durante o dia ou um espaço de desenho para as crianças à tarde. É ideal para jovens adultos urbanos que precisam lidar com espaços minúsculos, mas também funciona perfeitamente em escritórios.” diz Peter Erlandsson, CMO and co-founder.

à esquerda, mesa branca e suportes brancos junto com cadeira eams. À direita, suporte metálico preto abrigando mesa em madeira
Reprodução String Funiture/CASACOR

Para tal, os designers visitaram fornecedores de móveis de corda e pediram o menor mecanismo de ajuste de mesa disponível. Eles esconderam o mecanismo ao longo do periscópio, o que permite que o tampo da mesa se mova entre 71,5 cm e 118 cm, em uma terceira perna. Sua meta era imitar os cavaletes que muitos trabalhadores usam como escrivaninhas. o resultado final é que a mesa com suporte para sentar se integra tão perfeitamente em um ambiente doméstico quanto em um ambiente de trabalho.

Cadeira eams branca com mesa branca e suportes metálicos
Reprodução String Funiture/CASACOR

A segunda tarefa foi projetar uma prateleira. Ao contrário do modelo de corda tradicional, eles queriam que este fosse autônomo e que pudesse ser montado sem uma parede. Primeiro, projetaram uma divisória móvel, uma estrutura de metal preenchida com um painel de feltro, a fim de absorver os ruídos das pessoas conversando ao redor da máquina de café ou crianças brincando nas proximidades. O exterior do painel tem duas telas de arame onde diferentes recipientes podem ser pendurados.

à esquerda, detalhe do porta lápis pendurado no suporte metálico. À direita, escritório com prateleiras pretas
Reprodução String Funiture/CASACOR

A dupla acabou criando também armários de arquivo e armazenamento sobre rodas, com alças que são uma referência explícita ao design original da prateleira de cordas. Essas rodas os tornam a escolha perfeita para “escritórios flexíveis”, onde os trabalhadores têm que mover suas coisas para um lugar diferente todos os dias.

Mesa de escritório branca com tampo em madeira. Cadeira e luminária brancas. Prateleiras ao fundo
Reprodução String Funiture/CASACOR

A parte superior inclui duas áreas rasas para armazenamento de lápis, borrachas e outros papéis de carta, para que não caiam no chão quando a unidade de armazenamento for movida.

Continua após a publicidade
Publicidade