Continua após publicidade

Já está rolando o Helsinki Design Week! Confira as principais informações

Até 17 de setembro, a capital da Finlândia será preenchida por designers e arquitetos dispostos a contar a história da cidade e de seus criativos

Por Redação
13 set 2023, 20h00

Teve início na última sexta (8) o Helsinki Design Week – o maior festival nórdico de design e arquitetura. Sob o tema “Once Upon a Time” (“Era uma Vez”), o festival pretende contar as histórias da cidade e de seus criativos.

Até 17 de setembro, o festival ficará sediado no bloco Merikortteli, no distrito de Punavuori – área da baía de Hietalahti que foi um estaleiro no século 19 e agora é o lar de profissionais e empresas criativas, abrangendo áreas como design gráfico e arquitetura, além de uma torrefação de café, um cinema e uma casa de leilões, entre outros.

Helsinki Design Week 2023
(Divulgação/CASACOR)

Mais de 130 eventos integram o programa do festival – que, neste ano, está espalhado por toda a cidade, e não apenas no edifício-sede –, desde exposições, até painéis de discussão e oficinas de design para crianças.

Helsinki Design Week 2023
(Divulgação/CASACOR)

No local principal do festival, no 6º andar do bloco Merikortteli, uma exposição, uma série de debates e workshops retratam a vida cotidiana. A curadoria é da editora-chefe da revista Asun, Ulla Koskinen, e Lauri Johansson atua como arquiteto da exposição.

Helsinki Design Week 2023
(Divulgação/CASACOR)

Entre os principais eventos, destacam-se: o o Art Goes Showroom, parceria do HDF com o Art Goes Kapakka, um festival de cultura urbana que irá receber uma série de apresentações interdisciplinares que destacam o melhor das duas marcas; a Design Diplomacy, realizada nas residências dos próprios embaixadores (provenientes do Uruguai, dos Países Baixos, do Reino Unido e da Letônia); e a Children’s Design Week, que é uma festa de design para toda a família, com aulas que incluem anarquia de cores, brincadeiras de casinha e uma demonstração.

Helsinki Design Week 2023
(Divulgação/CASACOR)

O bloco industrial, cuja contrução data do período do entre guerras, ainda apresenta o teto e as janelas altas originais, que deixam entrar muita luz, e foram a principal razão para a escolha do local. Ali, o maquinário foi substituído por estúdios, nos quais foram criadas as muitas soluções para necessidades do nosso futuro. Os estúdios formam um excelente cenário para a exposição de design, cujo objetivo é usar as instalações existentes em vez de montar um cenário temporário.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade