Continua após publicidade

Galeria VERNIZ inaugura novo endereço em galpão de 730 m² na Barra Funda

Espaço apresenta grande parte de seu acervo, além de exibir peças de marceneiros do bairro

Por Redação
Atualizado em 5 set 2023, 10h12 - Publicado em 6 set 2023, 18h00

Após passar pela região da Augusta e pelos Jardins, a Galeria Verniz se instala em um novo endereço na rua Lopes Chaves, 243, na Barra Funda, em São Paulo: o novo espaço, antes ocupado por uma funilaria, ocupa uma área de 730 m² e o pé-direito chega a 8 m. Durante a reforma, foram resgatados aspectos originais e históricos do ambiente, típicos das casas dos antigos comércios do bairro.

Galeria VERNIZ inaugura novo endereço em galpão de 730 m² na Barra Funda
Painel de madeira de Hugo Rodrigues e a poltrona moleca em jacarandá de Sérgio. (Michelle Silva/CASACOR)

“A gente tem o desejo por tudo mais clean, mas deixamos a entrada do galpão do jeito que estava e mantivemos a fachada original, com a marca do tempo. A parede e o teto estão descascados. Chegamos para participar dessa efervescência cultural do bairro e dialogar com a produção local. Não seremos apenas uma loja vintage”, comenta Fábio Matheiski, criador da galeria junto com Paulo Bega e Luciano Tartalia.

Galeria VERNIZ inaugura novo endereço em galpão de 730 m² na Barra Funda
Escrivaninha de caviúna da Móveis Cimo, um dos destaques da Verniz, agora em novo endereço na Barra Funda. (Michelle Silva/CASACOR)

A chegada da galeria e grande parte de seu acervo ao novo point do design na capital paulista marca também os seus dez anos de existência. Outra novidade são parcerias com marceneiros da região, que devem expor trabalhos nessa fase de inauguração. “Teremos seis profissionais aqui da Barra Funda na abertura. Estamos ocupando um espaço maior para também mostrar as nossas peças que estavam no estoque. Queremos, a partir de agora, que a Verniz tenha uma agenda com exposições de artes plásticas e eventos de design”, conta Tartalia.

Galeria VERNIZ inaugura novo endereço em galpão de 730 m² na Barra Funda
(Michelle Silva/CASACOR)

Entre os objetos em destaque na nova sede da Verniz estão a mesa de jantar e cadeiras de jacarandá de Jean Gillon, a escultura em madeira de um artesão mineiro, o painel em madeira do artista plástico Hugo Rodrigues, a poltrona moleca em jacarandá de Sérgio Rodrigues, a cadeira rústica de um artista desconhecido e a escrivaninha em caviúna da antiga fábrica de Móveis Cimo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade