Estúdio Jabuticasa vence prêmio internacional IF Design Award

A cadeira, feita em compensado curvado e alumínio, foi construída a partir de técnicas de marcenaria tradicional e produção seriada

Por Redação Atualizado em 9 Maio 2022, 17h25 - Publicado em 10 Maio 2022, 16h00
Estúdio Jabuticasa IF Design Award 2022 Cadeira AL 13
Divulgação/CASACOR

Thiago Antonelli e Thélvyo Veiga, sócios à frente da Jabuticasa, além de estarem perto de inaugurar o novo estúdio da marca na Barra da Tijuca, com projeto de Bel Lobo, arquiteta do elenco CASACOR, também têm mais um motivo para comemorar: a dupla foi reconhecida no final de março com o prêmio conquistado no IF Design Award com a cadeira AL 13.

Estúdio Jabuticasa IF Design Award 2022 Cadeira AL 13
Divulgação/CASACOR

O prêmio internacional, criado em 1954, fornece um dos principais selos de qualidade em design e concede reconhecimento de excelência nos quesitos de produto; embalagem; comunicação e design de produtos; e arquitetura e interiores entre outros.

A edição de 2022 teve 10.700 projetos inscritos de 57 países – um recorde de inscrições – com 34 projetos brasileiros escolhidos na pré-seleção por 130 jurados e na final, por 85. No total foram selecionados trabalhos de 28 brasileiros e a cadeira AL 13 ganhou na categoria Produto – 1.13 Móveis/ Decoração.

Estúdio Jabuticasa IF Design Award 2022 Cadeira AL 13
Divulgação/CASACOR

“Foi a primeira vez que concorremos e estamos felizes pelo reconhecimento”, conta Thiago, um carioca formado em desenho industrial pela PUC. A cadeira, feita em compensado curvado e alumínio, foi construída a partir de técnicas de marcenaria tradicional e produção seriada. Os pés são de madeira maciça, sendo o assento e o encosto em compensado folheado e lâmina natural de madeira.

Continua após a publicidade

“Ela faz parte de uma coleção que tem o mesmo nome e é uma referência ao símbolo do alumínio (AL) na tabela periódica e ao seu peso atômico (13). Segue a linguagem estética limpa da Jabuticasa, sem parafusos ou encaixes aparentes“.

Estúdio Jabuticasa IF Design Award 2022 Cadeira AL 13
Divulgação/CASACOR

A Jabuticasa foi criada em 2013 com a intenção de mostrar ao mercado a visão pessoal da dupla sobre o desenho industrial carioca. Entre o mar e a montanha, Thiago cria os modelos que são fabricados numa fábrica própria em Miracema de onde Thélvyo, designer industrial e exímio modelista e marceneiro, comanda os processos de produção da dupla. “O nome da nossa marca foi inspirado na jabuticaba, uma fruta bem brasileira”, declara Thiago.

A cerimônia de premiação acontece no dia 16 de maio no Friedrichstadtpalast, em Berlim, na Alemanha.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade