Continua após publicidade

Design em São Paulo: confira um roteiro com 30 endereços!

Da famosa Alameda Gabriel Monteiro da Silva à Avenida São Luis, no centro, confira uma seleção de lojas e ateliês para fazer um tour pela cidade

Por Nádia Simonelli
Atualizado em 29 jan 2024, 07h57 - Publicado em 29 jan 2024, 07h00

Destino certo para quem é apaixonado por design, São Paulo reúne lojas, ateliês e showrooms das principais marcas e designers nacionais e também internacionais. Antes concentrados nos Jardins e em Pinheiros, esses estabelecimentos se espalharam por outros bairros em um movimento de valorização e ocupação de regiões históricas da cidade, muitas vezes, exaltando a arquitetura paulistana.

No centro, por exemplo, assistimos recentemente a migração de jovens designers para a Galeria Metrópole — prédio icônico na Avenida São Luis, projetado na década de 1950 por Gian Carlo Gasperini e Salvador Candia. Além disso, a Barra Funda também desponta como uma área da cidade onde concentram-se galerias de arte, oficinas e showrooms. Veja abaixo uma seleção de endereços divididos por regiões para fazer um tour de design por São Paulo!

Al. Gabriel Monteiro da Silva/ Av. Brasil

 

Espaço de Design Deca

View this post on Instagram

A post shared by Deca (@decaoficial)

Na Avenida Brasil, o Espaço de Design Deca foi projetado por João Armentano e tem paisagismo de Gilberto Elkis. O lugar foi pensado para garantir mais conforto no atendimento aos consumidores, além de inspirá-los com os produtos da marca dispostos de forma livre. Há também uma sala onde arquitetos e designers de interiores podem receber seus clientes.

Av. Brasil, 1589

Galeria Portinari

View this post on Instagram

A post shared by Portinari (@ceramicaportinari)

Continua após a publicidade

O showroom da Cerâmica Portinari também fica na Avenida Brasil e foi instalado em uma casa dos anos 1960. No espaço, é possível encontrar boa parte do catálogo da marca exposto, assim como produtos da Duratex, Deusa e Durafloor — todas fazem parte do grupo Dexco.

Av. Brasil, 607

Cosentino City

View this post on Instagram

A post shared by Cosentino City São Paulo (@cosentinocitysaopaulo)

Com 265 m², o showroom da Cosentino foi planejado para ser um lugar acolhedor onde os clientes podem conhecer os produtos da marca, além de oferecer uma biblioteca completa de materiais para que os profissionais possam criar designs ou moodboards em formato digital.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 596

Continua após a publicidade

Lider

View this post on Instagram

A post shared by Lider (@liderinteriores)

A flagship da Lider, na Al. Gabriel Monteiro da Silva, foi projetada pelo escritório FGMF e tem uma fachada que capta todos os olhares, com um jardim em patamares que entra pelos espaços internos. Espaços banhados por muita luminosidade natural expõem o mobiliário da marca mineira. Um mezanino suspenso parece flutuar e também abriga parte das coleções assinadas.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 813

Uniflex Gabriel

View this post on Instagram

A post shared by Uniflex | Gabriel (@uniflexgabriel)

Com 330 m²,  a Uniflex Gabriel está instalada em um imóvel que tem projeto original de David Libeskind, um dos arquitetos mais importantes do modernismo brasileiro. A loja conta ambientes nos quais é possível visualizar alguns produtos da marca já instalados e testar suas funcionalidades. Além disso, há um espaço gourmet totalmente equipado para receber parceiros e clientes da marca.

Continua após a publicidade

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 2039

Dpot

View this post on Instagram

A post shared by dpot mobiliário brasileiro (@dpotbrasil)

A Dpot é uma marca dedicada à edição e à comercialização de mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo. É uma das pioneiras ao investir em reedições de peças criadas por mestres do design, como Zanine Caldas e Sergio Rodrigues, além de apostar no talento de artistas, designers e arquitetos das novas gerações. A loja da Gabriel tem projeto assinado por Isay Weinfeld.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 479

Casual Móveis

View this post on Instagram

A post shared by Casual Móveis (@casualmoveis)

Continua após a publicidade

Na Casual Móveis é possível encontrar exemplares das principais grifes de design do mundo, como B&B Italia, Gervasoni e Knoll. Além de peças para áreas internas, a loja trabalha também com um catálogo dedicado aos espaços externos, onde destacam-se gazebos, ombrelones, pufes e sofás.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 639

Florense

View this post on Instagram

A post shared by Florense Gabriel (@florensegabriel)

A Florense é uma das principais marcas de mobiliário planejado de luxo do Brasil e tem uma uma flagship de 920 m², na Al. Gabriel Monteiro da Silva, dividida em quatro pavimentos. O espaço é cercado por jardim com folhagens, árvores frutíferas e ervas aromáticas. O conceito da loja é assinado pelo designer israelense Dror Benshetrit.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 690

Continua após a publicidade

Cinex Arch

View this post on Instagram

A post shared by Cinex Inovação & Emoção (@cinexinovacao)

Com fachada assinada pelo italiano Studio Adriano, a Cinex inaugurou recentemente uma flagship para promover experiências para os consumidores e expor os produtos de seu catálogo, que incluem esquadrias, portas de passagem e deslizantes, revestimentos de parede e complementos. O paisagismo do lugar leva a assinatura de Luiz Carlos Orsini.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1889

 

Centro

 

Paulo Alves

View this post on Instagram

A post shared by Paulo Alves (@pauloalvesdesign)

Designer experiente no trabalho com a madeira, Paulo Alves transferiu seu showroom para o centro há alguns anos. Instalado na Galeria Zarvos, o espaço exibe as criações de Paulo e reflete as referências do profissional, que incluem a preocupação com a sustentabilidade, as pesquisas sobre espécies de madeira e técnicas de marcenaria, o olhar voltado para o fazer vernacular e a inspiração na arte concretista.

Av. São Luís, 258 – República

Estúdio Niz

View this post on Instagram

A post shared by ESTÚDIO NIZ (@estudioniz)

O Estúdio Niz está instalado na Galeria Metrópole e funciona sob o comando do designer e diretor criativo Bruno Niz. Fundado em 2018, tem como principal característica o design minimalista e contemporâneo, que dá forma às peças criadas a partir de materiais variados, como madeira, metal e vidro.

Av. São Luís, 187

De La Cruz

View this post on Instagram

A post shared by De La Cruz (@studio.delacruz)

Também na Galeria Metrópole, o estúdio De La Cruz tem à sua frente o arquiteto Gabriel de La Cruz. O ateliê tem produção diversificada de mobiliário e objetos, com linhas simples e elegantes, mas com detalhes que encantam os olhos.

Metro Objetos

https://www.instagram.com/p/C1KxQuUO9GJ/?img_index=1

Braço de design do Metro Arquitetos, a marca Metro Objetos nasceu da verve criativa do escritório, que sempre criou peças de mobiliário e acessórios como parte dos projetos. Entre as peças do catálogo, há vasos e serviços de mesa de cerâmica, fruteiras, revestimentos de parede, cabideiros e espelhos. O showroom fica na Galeria Metrópole.

Barra Funda

 

NODA

View this post on Instagram

A post shared by NODA (@nodacozinha)

A NODA é uma loja virtual de objetos triviais para a casa, mas que tem um galpão muito charmoso na Barra Funda. O catálogo é composto de peças de produção própria, além de uma curadoria de outros objetos. Você vai encontrar itens com design simples, porém muito elegantes.

Rua Boracéia, 167

Estúdio Rain

View this post on Instagram

A post shared by Estúdio Rain (@estudiorain)

Criado em 2015 pela designer de produto Mariana Ramos e o arquiteto Ricardo Innecco, o Estúdio Rain tem uma linguagem própria onde a simplicidade formal e o rigor construtivo coexistem. Na Barra Funda, a sede do estúdio funciona tanto como escritório quanto como espaço expositivo.

R. Cônego Vicente Miguel Marino, 424

Humberto da Mata

View this post on Instagram

A post shared by Humberto da Mata (@humbertodamata)

O designer Humberto da Mata é de Brasília, mas vive em São Paulo há algum tempo. É conhecido por seus bancos e cadeiras lúdicos, coloridos e de formas extravagantes. O trabalho do profissional tem foco na pesquisa de técnicas manuais, por isso, o estúdio abraça também outras formas de design, como a cerâmica feita à mão, produzida em parceria com artesãos e pequenas indústrias locais.

R. Cônego Vicente Miguel Marino, 424

Verniz

View this post on Instagram

A post shared by Verniz (@vernizsp)

Comandada por Fábio Matheiski, Paulo Bega e Luciano Tartalia, a Verniz é uma loja que trabalha com coleções clássicas de design brasileiro, peças industriais e objetos inusitados. O espaço onde está atualmente instalada, antes ocupado por uma funilaria, ocupa uma área de 730 m² e o pé-direito chega a 8 m. Durante a reforma, foram resgatados aspectos originais e históricos do ambiente, típicos dos antigos comércios do bairro.

Rua Lopes Chaves, 243

Rodrigo Silveira

View this post on Instagram

A post shared by Rodrigo Silveira (@rodrigoquefez)

Designer e marceneiro, Rodrigo Silveira desenha e produz suas próprias peças de mobiliário. Linhas retas esculpidas em madeira maciça, com técnicas de marcenaria tradicional, são as principais características de seu trabalho. Ele recebe visitantes em seu ateliê com horário agendado.

Rua Boracéia, 170

 

Pinheiros

 

Praça Benedito Calixto

View this post on Instagram

A post shared by Feira Benedito Calixto Oficial (@feirabeneditocalixto.oficial)

Um dos programadas mais tradicionais de São Paulo, a feira da Praça Benedito Calixto, em Pinheiros, acontece todos os sábados, das 9h às 17h. O evento semanal atrai apaixonados por antiguidades, que podem encontrar diversos tipos de utensílios, móveis, brinquedos, discos e outras raridades.

Praça Benedito Calixto

Galeria TEO

View this post on Instagram

A post shared by Galeria TEO (@galeriateo)

Uma das galerias mais emblemáticas de São Paulo, especializada em móveis modernistas, a Galeria TEO é um lugar para ir com tempo de mergulhar no acervo e descobrir raridades. Jorge Zalszupin, Joaquim Tenreiro, Sergio Rodrigues, Branco e Preto são autores de muitas criações expostas no lugar, mas há também móveis incríveis não necessariamente assinados.

Rua João Moura, 1298

Il Casalingo

View this post on Instagram

A post shared by il Casalingo (@ilcasalingo)

Simplicidade e brasilidade marcam o catálogo da Il Casalingo. Focada em objetos cotidianos para a casa toda, a loja tem um espaço amplo com design minimalista, assim como as peças. A ideia das sócias é oferecer momentos de prazer no cotidiano das pessoas e que o ato de cozinhar, organizar e até limpar seja sempre um momento especial.

Rua Artur de Azevedo, 1459

Boobam

View this post on Instagram

A post shared by BOOBAM (@_boobam_)

A Boobam trabalha com um sistema de curadoria, onde apenas artistas e designers cuidadosamente selecionados são habilitados a expor seus trabalhos. Segundo os proprietários da loja, esse processo é essencial para estabelecer um selo de qualidade e criar um ambiente onde os artistas se orgulhem em exibir suas criações. A loja, instalada em Pinheiros, tem a assinatura do arquiteto Felipe Hess.

Rua Fradique Coutinho, 967

Plataforma4

View this post on Instagram

A post shared by PLATAFORMA4 (@plataforma4)

O estúdio Plataforma4 – composto atualmente pelas designers Rejane Carvalho Leite, Camila Fix e Flávia Pagotti Silva — foi criado em 2016 com a participação da designer Amélia Tarozzo na formação original. As profissionais trabalham inspiradas por uma ideia colaborativa para somar experiências e propor novas formas de trabalhar com o design. O resultado é um catálogo repleto de móveis e objetos que exalam brasilidade e praticidade.

Rua Ferreira de Araújo, 818

 

Moema/ Ibirapuera

 

Fernando Jaeger

View this post on Instagram

A post shared by Fernando Jaeger Design (@fernandojaegerdesign)

Nome forte do design brasileiro, Fernando Jaeger atua há mais de 40 anos e está à frente de duas marcas: a Fernando Jaeger Atelier e Fernando Jaeger Pronto pra Levar. Em geral, as criações do profissional e sua equipe exibem linhas atemporais em diversos tipos de materiais e contemplam todos os ambientes da casa.

Rua Gaivota, 1436

Herman Miller

View this post on Instagram

A post shared by Herman Miller Brasil (@hermanmillerbrasil)

Conhecida por criar e fabricar as cadeiras de escritórios mais desejadas do mundo, a Herman Miller tem um showroom instalado na Vila Nova Conceição. No espaço de dois andares, é possível encontrar, além das famosas cadeiras, todo o catálogo da marca, que inclui mesas, armários, poltronas bancos e outras peças.

Rua João Lourenço, 35

Indusparquet

View this post on Instagram

A post shared by Grupo Indusparquet (@grupoindusparquet)

Marca especializada em pisos de madeira, além de produzir decks e brises, a Indusparquet recebe os clientes em um showroom com todo o portfólio exposto. Ao entrar na loja, logo é possível sentir o aroma das madeiras que compõem os revestimentos — todas vindas de manejo sustentável.

Av. República do Líbano, 1685

Deezign

View this post on Instagram

A post shared by Design autoral brasileiro, concept store e marketplace (@deezign.br)

deezign é um marketplace que trabalha com o design autoral brasileiro e internacional por meio de uma plataforma online e de guide-shops físicos em Moema e na Alameda Gabriel Monteiro da Silva. Criada por Benedicte Salles e Matthieu Halbronn, fundadores da Futon Company, a marca tem uma curadoria caprichada e visa facilitar o acesso entre consumidores e criadores.

Rua Gaivota, 1488

 

Shoppings

 

D&D Shopping

View this post on Instagram

A post shared by D&D Shopping (@dedshopping)

Inaugurado em 1995, o D&D Shopping é totalmente voltado para decoração e design e isso faz com que muitas marcas tenham uma filial por lá. De pequenos acessórios a móveis planejados, é possível encontrar opções para mobiliar a casa toda.

Av. das Nações Unidas, 12555

Cidade Jardim/ Home & Design

View this post on Instagram

A post shared by Cidade Jardim Shopping (@cidadejardimshopping)

O Shopping Cidade Jardim inaugurou a ala Home & Design no ano passado. A extensão tem projeto assinado pelo arquiteto Arthur Casas e conta com as principais marcas de luxo do setor, distribuídas em amplas alamedas, com vegetação natural e um vão central que permite a visão total de todos os andares.

Av. Magalhães de Castro, 12000

Lar Center

View this post on Instagram

A post shared by Lar Center (@larcenter_)

Na zona norte da cidade, próximo à Marginal Tietê, o Lar Center foi inaugurado em 1987 como o primeiro shopping destinado à decoração e design de São Paulo. Com 45 mil m², o lugar oferece uma grande variedade de produtos que atendem quem está construindo ou reformando — desde a fase de obras até a decoração.

Av. Otto Baumgart, 500

 

Publicidade