Um resumão das feiras ABIMAD, ABUP e Craft Design

As feiras de decoração e design do 1º semestre de 2017, em São Paulo, evidenciam o design brasileiro e trazem peças lindas e sustentáveis

Por Alex Alcantara Atualizado em 3 mar 2017, 15h59 - Publicado em 14 fev 2017, 19h21

As feiras que rolam em São Paulo, no 1º semestre do ano são sempre bons lugares, não só para compradores e expositores, mas também para o público assíduo de design e decoração. Essas pequenas mostras trazem boas novidades e itens que prometem ser tendência no ano. E é por isso que não poderíamos deixar de visita-las e apontar algumas das ideias que achamos incríveis encontradas em cada uma delas.

ABIMAD

A 23ª edição da Abimad – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração – ocorreu do dia 7 a 10 de fevereiro, no SP EXPO Exhibition & Convention Center. A feira é destinada aos móveis e acessórios de alta decoração. Dentre os 150 expositores, destacamos a nova coleção da 6F Decorações, a linha Viginti Collection, composta por uma série de elementos decorativos inspirados em uma miscelânea de estilos, clara influência nos anos 80, além de referências provenientes dos estilos Art Déco e do Art Nouveau.

Poltrona Honey - 6F Decorações
Poltrona Honey – 6F Decorações Divulgação

A coleção tem a chancela do empresário e designer Marcelo Felmanas, conhecido por sua alta exigência de qualidade e influenciada por suas viagens feitas no decorrer do ano passado para a Inglaterra, Itália , França e Alemanha , além de duas longas viagens para a Ásia.

Mesa de Centro Puzzle - 6F Decorações
Mesa de Centro Puzzle – 6F Decorações Divulgação

“Tudo isto está sendo apresentando neste momento tão especial em que nossa empresa, que fervilhando com novas idéias e novos produtos, comemora 20 anos, mantendo sempre este desafio de oferecer um caminho próprio e diferenciado, com produtos que estão sempre entre os highlights da decoração.”, revela Marcelo Felmanas.

Luminária Lume by Bruno Faucz para marca Tissot
Luminária Lume by Bruno Faucz para marca Tissot Divulgação

Outra peça belíssima, achada na feira, foi a Luminária Lume, desenhada pelo designer Bruno Faucz para a marca Tissot. Produzida em madeira freijó, o objeto de iluminação tem um design incrível, que o torna escultural.

Mesa Amilcar - Mula Preta
Mesa Amilcar – Mula Preta Divulgação

Já Felipe Bezerra e André Gurgel, do Mula Preta, lançaram duas peças durante a Abimad: a mesa Amilcar – feita em metal dobrado -, que casa perfeitamente com a poltrona homônima, além da versão giratória da cadeira Macchiato – feita em pés metálicos e personalizáveis – que tem sua versão tradicional, em pés de madeira.

Macchiato Cadeira Giratoria - Mula Preta
Macchiato Cadeira Giratoria – Mula Preta Divulgação

Craft Design

A Craft Design reúne o melhor do segmento de presentes, decoração, design e arte. Neste ano a feira ocorreu novamente no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, entre os dias 10 a 13 de fevereiro de 2017. Nesta edição, a premissa do evento foi evidenciar o design brasileiro em utilitários, peças de arte e design, soluções para bem servir, artigos infantis, moda, acessórios e papelaria. Uma tendência que notamos foi o uso de diferentes objetos que serviam de vasos ou compartimento de plantas.

Continua após a publicidade
Luminária Rustic - Wood Mood
Luminária Rustic – Wood Mood Divulgação

Dentre os 100 expositores, destacamos o trabalho da Wood Mood – empresa especializada em produtos feitos à mão, que transforma resíduos de madeira em objetos de design exclusivo e funcionais. A Luminária Rustic de Demolição Média é feita de Peroba Rosa rústica, lâmpada com filamentos especiais, cabo energia colorido com 1 m de comprimento, soquete E-27, suporta lâmpadas de até 40 W bivolt.

Jardim Minimal - Wood Mood
Jardim Minimal – Wood Mood Divulgação

Além das luminárias, a Wood Mood também fabrica peças que servem de base para suculentas e plantas.

Hanger Glass - Sacada Design
Hanger Glass – Sacada Design Divulgação

A Sacada Design é um portal colaborativo de design, decoração e lifestyle que reúne itens cuidadosamente feitos à mão por artistas brasileiros. A marca apresentou na feira o Hanger Glass, uma bola de vidro, couro e cordão de algodão que serve de local para uma suculenta. Além do Hanger Caixote com mini vaso de cerâmica.

Hanger Caixote - Sacada Design
Hanger Caixote – Sacada Design Divulgação

A Vitafiore usa a tecnologia da micropropagação para multiplicar mudas de plantas e cultivá-las em recipientes de vidro. O resultado são objetos de decoração criativos, sustentáveis e que combinam com vários estilos de vida, até os mais urbanos.

Recipiente de vidro para plantas da Vitafiore
Recipiente de vidro para plantas da Vitafiore Divulgação

ABUP SHOW

Na sua 34ª edição, a ABUP SHOW traz Comitê Brasileiro de Cores para apresentar a Cartela do Centro de Estudos para a Cor da América Latina, a CECAL 2017, e faz o lançamento oficial da cor Lápis Lazuli, a primeira das 36 cores da cartela CECAL 2018. A feira ocorreu entre os dias 10 e 12 de fevereiro, Centro de Eventos PRO MAGNO.

Sopeira Blue Ming
Sopeira Blue Ming Divulgação

Dentre os objetos da feira que apostavam no tom tendência, encontramos a sopeira da coleção Blue Ming, inspirada nas porcelanas holandesas de Delft, resulta da parceria entre o designer holandês Marcel Wanders e a grife portuguesa de porcelanas Vista Alegre. Pratos, xícaras, castiçais, jarras e potiches complementam a linha.

Continua após a publicidade
Publicidade