A escolha dos revestimentos está entre as prioridades para aqueles que desejam criar uma atmosfera personalizada e dar um toque de inovação no décor. As cozinhas são ambientes estratégicos em que a funcionalidade e a estética podem (e devem!) andar lado a lado.
Na CASACOR 2024, os revestimentos de cozinha roubaram a cena e mostraram que é possível inovar com muita qualidade. A seguir, confira as mais lindas inspirações e tendências identificadas nas mostras:
1- Acabamento texturizado
As texturas são essenciais para criar uma experiência sensorial. No projeto Casa Veredas Simonetto, o arquiteto Gabriel Fernandes quis trazer o charme e o clima de uma verdadeira casa caipira na CASACOR São Paulo 2024. O fogão de tijolos traz uma textura mais rústica que resgata a ancestralidade.
2- Mix de cores
Misturar diferentes cores e texturas pode ser uma boa escolha para revestir a cozinha. No projeto assinado por Paola Ribeiro, os armários superiores em verde harmonizam muito bem com a madeira branca presente na parte inferior do ambiente.
3- Ilha em pedra
As cozinhas com ilha se tornaram queridinhas da CASACOR e se consolidaram como atemporais. No projeto assinado por Renato Mendonça, a ilha foi feita com a pedra XTONE Aged Clay, de fornecimento VM Stone com produção da Pérola Mármores, que reproduz um tom de creme elegante que contrasta com a madeira escura do restante do ambiente.
4- Revestimentos all black
As cozinhas all black sempre foram sinônimos de sofisticação, mas a preocupação em criar um ambiente pesado sempre permeou entre os decoradores. Por essa razão, a tendência agora é trazer revestimentos mais escuros nas pedras, e conciliar com tons amadeirados que remetem à natureza nos armários. No projeto acima assinado pelo escritório Moreira do Valle, o revestimento XTONE Marquina Black Polido, fornecido pela VM Stone, trouxe toda a personalidade para a bancada do loft.
5- Azulejos modernos
Os azulejos se tornaram peças essenciais para criar um visual mais despojado e cheio de criatividade. No projeto acima, a Mandril Arquitetura assinou uma cozinha em que os tons de azul se conversam e aparecem em diferentes momentos: no estofado das cadeiras, nos azulejos da bancada e até na cor das paredes. Uma harmonia perfeita e de muita personalidade.