Quatro dicas de decoração para melhor aproveitar um espaço kids

As brinquedotecas têm aparecido cada vez mais em restaurantes, mostras e prédios para dar tranquilidade aos pais e estimular a criatividade das crianças

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 17 fev 2020, 16h29 - Publicado em 31 out 2019, 17h32

Uma brinquedoteca bem montada dá segurança e inspira tranquilidade aos pais, ao mesmo tempo em que livra a criança de situações sociais desnecessárias. Em restaurantes, prédios residenciais e até mesmo dentro de casa, os espaços kids têm aparecido com cada vez mais frequência. Nas mostras CASACOR em 2019 não foi diferente: diferentes arquitetos dedicaram suas áreas ao desenvolvimento da criança, em áreas interativas que estimulam a criatividade e permitem o aprendizado.

Nesta proposta, aparece a Casa Zoo na mostra do Rio de Janeiro. Seu design único leva atividades às crianças, com painéis, escorrega, piscina de bolinhas e parede de escalada que garantem uma dinâmica divertida. Desenvolvida pelos arquitetos Lívia Quintella e Ricardo Gutemberg, o projeto traz o conceito de urban jungle – uma tendência quando se trata de decoração infantil.

Outra tendência é pensar em um espaço agênero, que não traga atividades ou cores tradicionalmente associadas ao feminino ou ao masculino. O foco acima de tudo deve ser a criança e seu bem-estar, como ressalta Lívia. “A gente quis abranger todos os gêneros, sem essa coisa de para menino ou para menina. É para criança. Para brincar, de divertir e se encantar”.

No Paraná e em Ribeirão Preto, os projetos fogem das cores primárias, surgindo com tons mais interessantes e menos óbvios para a decoração. Uma maior variação de tom também estimula a criatividade, e pode até ajudar a tornar o espaço mais organizado, principalmente quando separada em nichos.

Para espaços pequenos, a brinquedoteca pode ser dois em um, abrigando também um local de estudos. Nisto se resume a tendência de espaços compartilhados, que aproveita as metragens da melhor forma possível.

Continua após a publicidade
Publicidade