Continua após publicidade

Quarto Gamer: 5 ambientes tecnológicos para se inspirar na decoração

Confira elementos que não podem ficar de fora da decoração desses espaços voltados para os apaixonados de e-Sports

Por Yeska Coelho
27 ago 2023, 10h00

Os jogos digitais estão mais em alta do que nunca. Videogames e computadores de mesa se tornaram peças essenciais para aqueles que não abrem mão de jogar com os amigos e se aventurar no mundo virtual.

Não basta só ter os equipamentos: quem é fã mesmo dos chamados e-Sports deseja um espaço exclusivo para jogar em casa. Os ambientes são semelhantes ao de um home office, mas costumam contar com elementos clássicos da cultura geek, além de equipamentos mais tecnológicos para a composição.

Cilene Lupi - Um lar para apertar o pause. Projeto da CASACOR São Paulo 2023.
Cilene Lupi – Um lar para apertar o pause. Projeto da CASACOR São Paulo 2023. (Rafael Renzo/CASACOR)

Exemplo de quarto gamer é o projeto da arquiteta Cilene Lupi para a CASACOR São Paulo 2023, que explorou uma atmosfera mais futurística no décor. Com um “túnel preto” e uma cadeira gamer – que não poderia faltar no espaço –, a arquiteta conseguiu criar um ambiente perfeito para os apaixonados por e-Sports.

Os tons escuros acabam protagonizando esse tipo de espaço, pois melhoram o contraste com o colorido da tela e absorvem melhor a iluminação exterior.

Continua após a publicidade
CASACOR Minas Gerais 2017, Quarto Gamer
(Divulgação/CASACOR)

Essa temática foi explorada também na CASACOR Minas Gerais, em 2017, pelo olhar da arquiteta Renata Ferreira. O espaço foi pensado para um adolescente, e se inspirou nas características do popular jogo Minecraft para a decoração. É possível ver elementos característicos do universo dos games no lustre e no painel recortado a laser, que simula o circuito do computador.

Quarto Gamer
(Pinterest/CASACOR)

As luzes de led fluorescentes ajudam a criar um clima mais tecnológico, que combina perfeitamente com a atmosfera do quarto gamer, como no projeto acima onde as fitas iluminam o painel do monitor e ainda ajudam a “quebrar” a decoração mais escura.

Continua após a publicidade
Quarto Gamer
Projeto assinado pelo designer Bruno Dal Santos. (Reprodução/Instagram/CASACOR)

Os quartos gamers costumam pesar a mão na tinta preta para criar os espaços, mas isso não significa que essa é a única cor possível. Nesse projeto assinado pelo designer Bruno Dal Santos, a ideia foi balancear os tons de preto com cinza claro e grafite – e o resultado ficou harmonioso e acolhedor.

quarto gamer
(Divulgação/CASACOR)

Contar com uma tela (ou mais de uma) ajuda a trazer o poder que o quarto gamer precisa. Incluir uma iluminação diferenciada na parte de trás do monitor garante um visual mais dramático e realista.

Continua após a publicidade
Publicidade