7 projetos ensinam a usar as cores da Pantone para o inverno 2022

A Pantone se inspirou em desfiles de moda de Nova York para fazer uma seleção de cores que estarão com tudo na temporada outono/inverno. Confira!

Por Yeska Coelho Atualizado em 21 jun 2022, 09h53 - Publicado em 21 jun 2022, 10h00

O inverno chegou ao Brasil fazendo jus ao título de estação mais fria do ano e com ele está de volta também o desejo de se aconchegar em um espaço confortável e aquecido. Mas como tornar o lar mais aconchegante sem ter que reformulá-lo por completo? Pensando nisso, a Pantone, inspirada pelos desfiles da Semana de Moda de Nova York, selecionou uma cartela de cores que vão estar mais presentes do que nunca neste inverno.

Sobre a seleção, a empresa afirmou: “as cores partem em várias direções ao mesmo tempo: desde uma onda caótica de cores que se chocam e se mesclam de formas novas e que nos levam a fronteiras desconhecidas, até uma seleção ultra calma que agrega cores orgânicas da natureza, transpirando uma estabilidade tranquila”.

A seguir, confira essa paleta de cores que já é um sucesso:

cores de inverno Pantone

Já escolheu a sua cor favorita, mas não sabe como usar na decoração? A CASACOR pode dar uma forcinha! Separamos 7 projetos charmosos e elegantes que se destacaram em mostras da CASACOR atualmente e também nos anos anteriores.

Inspire-se nos visuais que apostaram nas cores de inverno da Pantone para encontrar o estilo que mais combina com você:

Quintino Facci Arquitetos - Casa do Colecionador de Momentos, projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2021.
Quintino Facci Arquitetos – Casa do Colecionador de Momentos. Felipe Araújo/CASACOR

Quintino Facci adotou o marrom e criou um templo de aconchego na CASACOR Ribeirão Preto 2021. O arquiteto apostou no calor da madeira para trazer uma atmosfera elegante e acolhedora ao espaço, o que o tornou perfeito para receber o frio.

Sala de Reunião e Galeria Brando Barbosa, por Ricardo Melo e Rodrigo Passos. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022
Sala de Reunião e Galeria Brando Barbosa, por Ricardo Melo e Rodrigo Passos. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. André Nazareth/CASACOR

No passado, as cores neutras se destacavam para criar ambientes invernais. Mas isso caiu por terra: o colorido ganhou espaço e conquistou muitos adeptos, como é possível ver no projeto Sala de Reunião e Galeria Brando Barbosa assinado por Ricardo Melo e Rodrigo Passos. Os profissionais criaram um bar que inspira arte e elegância.

Continua após a publicidade

Studio Neo, por Monique Pampolha e Hannah Cabral - CASACOR Rio de Janeiro
Studio Neo, por Monique Pampolha e Hannah Cabral – CASACOR Rio de Janeiro 2018 André Nazareth/CASACOR

Quatro anos já se passaram desde que Monique Pampolha exibiu o Studio Neo na CASACOR Rio de Janeiro – mas a tonalidade de verde escolhida está mais em alta do que nunca. Os tons bem equilibrados com a marcenaria trazem um clima aconchegante e uma versão mais colorida e despojada de inverno para o lar.

Social House. Leo Shehtman - CASACOR São Paulo 2021
Social House. Leo Shehtman – CASACOR São Paulo 2021 Salvador Cordaro/CASACOR

Leo Shehtman se apoderou de um ambiente que traz duas cores destacada pela Pantone: o vermelho alaranjado e o caramel café, um tom de marrom mais quente e acolhedor. As cores combinadas levam dinamismo ao projeto ao aparecer tanto na marcenaria como também nas formas geométricas do tapete.

Lounge de Entrada BRB, por Giovanna Diniz, Michelle Mourão, Isabela Carvalho e Julianna Borges. Ambiente da CASACOR Goiás 2022.
Giovanna Diniz, Michelle Mourão, Isabela Carvalho e Julianna Borges – Lounge de Entrada BRB. CASACOR Goiás 2022 Edgard César/CASACOR

O Lounge da Entrada apostou em um visual extravagante e divertido que combina um tom monocromático de laranja com o verde proveniente das plantas. O ambiente prova que pode ser alegre, sofisticado e trazer uma atmosfera invernal que combina perfeitamente com os dias mais frios do ano.

Matheus Lima - Sans Tache, projeto da CASACOR São Paulo 2021.
Matheus Lima – Sans Tache. CASACOR São Paulo 2021. Renato Navarro/CASACOR

Um sofá rosa que convida para se aconchegar em contraste a um painel de madeira marrom escuro cria um clima invernal mesmo que sem querer. O rosa clarinho que Matheus Lima elegeu para o sofá se assemelha ao “Nosegay” – o rosa floral perfumado que promete envolver vários sentidos escolhido pela Pantone para compor a paleta do frio.

Lounge dos Sentidos - Marcela Carvalho. A arquiteta e light designer imaginou as sensações vividas durante reuniões com amigos e família - e em como os sentidos são aguçados nos momentos de alegria. O verde divide a parede com o rosa do revestimento 3D, em tonalidade suaves ideais para um ambiente com muito movimento de pessoas. A luminária foi garimpada no Rio de Janeiro.
Lounge dos Sentidos – Marcela Carvalho. Felipe Araújo/CASACOR

O mesmo tom de rosa foi elegido também anos antes, em 2018, na CASACOR Espírito Santo, por Marcela Carvalho. A arquiteta queria trazer a cor para momentos de alegria e compartilhamento entre amigos e familiares durante o jantar – uma sinergia bem grande com o espírito dos dias mais frios, especialmente para quem não quer sair do aconchego do lar nem deixar de ver os amigos e entes queridos.

Continua após a publicidade

Publicidade