Morar verde para bem viver: Estúdio Elo integra o Janelas CASACOR SP

Criação da arquiteta Ticiane Lima, o estúdio em contêiner usa de soluções sustentáveis para um morar mais limpo e próximo à natureza

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 27 nov 2020, 17h20 - Publicado em 13 nov 2020, 15h00
Salvador Cordaro/CASACOR

Parar, respirar, reconectar. Em tempos difíceis, é normal colocar o autocuidado em segundo plano e dispor de cada vez menos tempo de fazer um check-in consigo mesmo. Não no Estúdio Elo – aqui, os materiais envolventes com estética zen permitem o descanso e a reconexão com a casa. A energia da composição vem – literalmente – da natureza. Ticiane Lima, arquiteta responsável pelo projeto do Janelas CASACOR São Paulo, criou para um contêiner um telhado verde que capta e transforma energia solar através de placas fotovoltaicas.

Salvador Cordaro/CASACOR

Para Ticiane, no universo da arquitetura, bem-estar e bem viver estão intimamente relacionados à inserção da vegetação nas moradias. Assim, ela convidou o paisagista Flávio Abílio para criar um terraço repleto de força verde. “A pandemia tornou a casa um cristal frágil”, reflete Ticiane “para fortalecê-la, precisamos de uma boa dose de autoconhecimento, união e respeito pelo planeta”.

Salvador Cordaro/CASACOR

O projeto do Estúdio Elo partiu da curiosidade da arquiteta por uma obra do artista plástico Ricardo Bueno, chamada Elo. Nela, duas formas de latão se unem dentro de invólucro de vidro, refletindo um vazio imaginário e suportando uma à outra dentro do espaço delicado. Na analogia, a casa representa o cristal frágil, visto que, em um momento tão adverso, ela assumiu um caráter mais sensível e afetivo – afinal, a casa se transformou, para todos nós, em um refúgio do mundo.

Salvador Cordaro/CASACOR

Compacto, os contêiner reúne três ambientes – quarto, lavabo e copa – separados apenas por uma treliça de madeira, elemento permeável que delimita os espaços sem vedar, permitindo que a ventilação circule livremente. Para incentivar um momento de meditação, a cama foi deixada baixa, enquanto a área de banho ganhou uma expressiva parede de pedra. O contêiner está localizado na Praça Vinicius de Moraes, no Morumbi, em São Paulo; e pode ser visto com mais detalhes aqui.

Salvador Cordaro/CASACOR

Serviço Janelas CASACOR, edição São Paulo

Onde?

Em vários pontos da cidade de São Paulo, confira os locais aqui.

Continua após a publicidade

Visite todos os ambientes com o Tour 3D no site janelascasacor.com.br

Quando?

De novembro a dezembro de 2020

Quanto?

Gratuito

Continua após a publicidade
Publicidade