Marcenaria inteligente: 12 espaços ensinam soluções espertas

A marcenaria inteligente ajuda a aproveitar os espaços de um jeito estratégico e traz praticidade e beleza para os projetos

Por Yeska Coelho Atualizado em 4 jul 2021, 17h27 - Publicado em 28 jun 2021, 10h00
Projeto por SP Estúdio para a CASACOR São Paulo 2017
Minha Cabana, Meu Mundo – projeto SP Estúdio – CASACOR São Paulo – Rafael Renzo/CASACOR Marco Antônio/CASACOR

A marcenaria inteligente é uma grande aliada de quem deseja otimizar espaços e oferecer soluções diferentes para casas, apartamentos e escritórios. É uma maneira de inovar com móveis únicos e de quebra garantir elegância para os projetos.

É possível incorporar esse elemento em qualquer cômodo, como armários planejados para cozinhas em uma única parede, quartos com modulado integrado e até ideias mais ousadas – como veremos em breve. O importante é deixar a criatividade fluir e pensar em formas dinâmicas de construir o ambiente.

A marcenaria também pode setorizar os ambientes integrados, de forma a facilitar a vida dos moradores que desejam mais amplitude mas ao mesmo tempo pretendem manter a privacidade de alguns espaços.

A seguir separamos 12 projetos que contaram com marcenaria inteligente para oferecer soluções inovadoras e práticas. Confira!

Rack feito em marcenaria tem espaço para o café integrado
Apartamento Simpatia – Projeto Lez Arquitetura – Júlia Tótoli/CASACOR

Júlia Tótoli/CASACOR

O Apê Simpatia contou com um rack personalizado que integra a sala de estar, o espaço para o café e o bar. O móvel contou com espaços bem divididos para garrafas, adega, frigobar e prateleiras suspensas para ajudar.  A Lez Arquitetura foi a responsável por criar soluções práticas para o apartamento de 44 m², e apostar em marcenaria inteligente foi uma ideia esperta para trazer funcionalidade no espaço.

Horta na cozinha utilizando marcenaria inteligente na composição
Projeto de Triplex Arquitetura Felipe Araújo/CASACOR

O desejo de criar uma horta na cozinha já é realidade em muitos lares. A Triplex Arquitetura mostrou como é possível fazer isso de um jeito criativo, apostando em marcenaria para agrupar as espécies. Batizada de Casa Raízes, o projeto marcou presença trazendo elementos naturais para a CASACOR São Paulo 2018.

marcenaria inteligente paraintegrar espaços e criar funcionalidade para o sofá
Projeto de Dan Gayfer Design Dean Bradley/CASACOR

O espaço para o sofá evolui em um painel de madeira que desenha as paredes e também cria prateleiras para adornos e plantas. O projeto foi assinado por Dan Gayfer Design com o objetivo de investir em mobília embutida para melhor aproveitar e setorizar os generosos 93 m² de uma casa em Melbourne, na Austrália.

Apê com estantes vazadas na cozinha
Projeto por Priscila Cox e Fernanda Gazola Sébastien Abramin/CASACOR

As estantes vazadas são queridinhas para compor espaços de tamanho reduzido por oferecerem alta praticidade e amplitude. Priscila Cox e Fernanda Gazola apostaram em diferentes ideias para um apartamento localizado no Itaim Bibi, e elegeram uma estante com nichos que integram a cozinha e sala de estar.

Projeto por Tatiana Lopes e Tatiana Mendes para a CASACOR Rio de Janeiro 2016
Projeto por Tatiana Lopes e Tatiana Mendes para a CASACOR Rio de Janeiro 2016 Divulgação/CASACOR

Os quartos infantis são os cenários favoritos dos arquitetos para utilizar a marcenaria inteligente. Trata-se de um espaço que precisa de interatividade e ideias que agucem a criatividade dos pequenos. Exemplo disso é o projeto de Tatiana Lopes e Tatiana Mendes para a CASACOR Rio de Janeiro 2016 que integrou cama, estante e escrivaninha de maneira esperta para acomodar tudo no seu devido lugar.

Continua após a publicidade
Estante integrada na escada com marcenaria inteligente
Projeto de Nestspace Design hey! cheese/CASACOR

Utilizar o espaço embaixo da escada é uma boa saída em espaços pequenos. Nesse projeto de um apartamento de 23m² assinado pela Nestpace Design, os especialistas optaram por criar um home office para os moradores ao lado da escada, e colocaram vários nichos para que os ocupantes pudessem colocar seus itens e manter a organização do local.

Projeto contou com espaços integrados e marcenaria para tornar a integração mais aconchegante
Projeto de Nestspace Design hey! cheese/CASACOR

No piso superior, o dormitório rouba a cena, e agrada aqueles que precisam de privacidade para trabalhar, ler um livro, meditar ou apenas ter um momento de tranquilidade.

Projeto por SP Estúdio para a CASACOR São Paulo 2017
Minha Cabana, Meu Mundo – projeto SP Estúdio – CASACOR São Paulo – Rafael Renzo/CASACOR Marco Antônio/CASACOR

Cores e marcenaria marcaram o projeto Minha Cabana, Meu Mundo assinado pelo escritório SP Estúdio para a CASACOR São Paulo 2017. As arquitetas à frente do delicado espaço, Fabiana Silveira e Patricia de Palma, apostaram em trazer itens que acompanhassem o crescimento das crianças.

sp estudio
Divulgação/CASACOR

As arquitetas investiram em um móvel-cabana sob medida que conta com tudo que uma criança pode precisar. Com nichos distribuídos ao lado da cama para pegar um brinquedo, guarda-roupa, cestos embaixo da cama com cobertores e plantas para deixar o ar purificado e trazer ainda mais leveza ao espaço.

matheus ilt marcenaria inteligente
Projeto por @matheusilt Divulgação/CASACOR

Uma cama elevada com escrivaninha embutida foi a proposta de Matheus Ilt para o seu próprio quarto. Na parte inferior, ele coloca roupas de cama, travesseiros e outros itens pessoais, enquanto as escadas servem como gavetas para pijamas e itens menores.

Apartamento com varanda e soluções inteligentes
Projeto de Danyela Correa Gustavo Awad/CASACOR

A varanda gourmet é um espaço de desejo que muitos especialistas exploram as formas de garantir aconchego. Este apartamento contou com o olhar apurado de Danyela Correa que trouxe a marcenaria inteligente em um sofá simples, com gavetas para colocar itens diversos que os moradores tanto desejavam.

Projeto de Paula Neder para a CASACOR Rio de Janeiro 2021
Projeto de Paula Neder e Coletivo PN+ para a CASACOR Rio de Janeiro 2021 Divulgação/CASACOR

A madeira rústica entrou em cena para trazer delicadeza no Quarto da Júlia, assinado por Paula Neder e Coletivo PN+ para a CASACOR Rio de Janeiro 2021. Os arquitetos investiram em um espaço para que a menina de 7 anos pudesse ler, estudar, brincar e ter novas ideias.

Projeto de Paula Neder para a CASACOR Rio de Janeiro 2021
Projeto de Paula Neder para a CASACOR Rio de Janeiro 2021 Divulgação/CASACOR

A marcenaria percorreu todo o espaço – nos armários, na cama e nas estantes em nicho. A ideia foi criar um móvel que durasse por muitos anos e acompanhasse a menina em várias idades.

Projeto de Studio 011 para a CASACOR São Paulo 2017
Projeto de Studio 011 para a CASACOR São Paulo 2017 Fran Parente/CASACOR

Um loft de 112 m² contou com marcenaria inteligente para integrar os ambientes e trazer aconchego à composição. O projeto assinado pelo Studio 011 para a CASACOR São Paulo 2017 contou com poucos móveis e, para trazer funcionalidade, a madeira foi fundamental.

Armário de cozinha funcional utilizando marcenaria inteligente
Projeto de @acasadobeto @acasadobeto/CASACOR

A cozinha precisa ser bastante estratégica, e neste caso, o Beto da @acadadobeto investiu em um armário para aproveitar o espaço da lateral da geladeira e do bebedouro. O armário possui porta de puxar para acomodar itens do dia a dia.

Continua após a publicidade
Publicidade