Ambientes integrados: vantagens, como fazer e dicas espertas!

Inspire-se em uma seleção de ambientes integrados para conseguir otimizar espaços e deixar a circulação fluir melhor

Por Yeska Coelho Atualizado em 24 mar 2021, 10h47 - Publicado em 15 mar 2021, 08h58

Os ambientes integrados já vêm provando que são fortes aliados para ambientes diversos – especialmente aqueles que possuem metragens reduzidas. Essa técnica é muito utilizada para projetos arquitetônicos e mais recentemente tem aparecido com certa frequência em espaços mais sofisticados.

loft em Pernambuco com estilo industrial
Denilson Machado/CASACOR

O conceito é simples: trata-se da capacidade de unir dois ou mais ambientes, abrindo mão das paredes ou divisórias. O surgimento dessa técnica vai de encontro às construções de lofts, verdadeiros espaços quase que completamente integrados.

Com a integração de ambientes se popularizando, não levou muito tempo para que profissionais da construção civil entendessem o quão vantajoso era investir nesse tipo de moradia, seja pela economia gerada em recursos ou pelo bem-estar e satisfação do cliente final.

Vantagens de ambientes integrados

 

sala de estar integrada com bancada
Reprodução Instagram @mikehoffmann.arquitetura/CASACOR

Os ambientes integrados são fortes aliados na criação de espaços mais fluidos e aconchegantes. Excepcionalmente em uma época em que as famílias passam o dia fora trabalhando, é uma maneira esperta de fazer a união reinar: quem está na cozinha pode conversar tranquilamente com alguém na sala de estar e vice-versa.

A circulação é outro benefício-chave que não podemos deixar de mencionar. Abrir mão das paredes deixa que o espaço mais amplo e melhora a circulação do ar, o que deixa a casa com mais frescor e melhor deslocamento entre os moradores.

Fernanda_Marques3
Divulgação/CASACOR

Fazer a integração do ambiente interno com o externo é uma tendência que está conquistando muitos seguidores. Incorporar a natureza para o projeto, é uma maneira de conseguir melhor ventilação, frescor e calmaria para o espaço.

Continua após a publicidade

Como integrar ambientes?

A integração de ambientes pode ser total ou parcial em um projeto. Isso significa que apenas alguns ambientes podem ser integrado, enquanto outros mantém a privacidade intacta – como quartos e banheiros.

Por essa razão, as integrações mais comuns são de sala de estar e jantar/ sala de estar e cozinha / sala de jantar e cozinha, ou, até mesmo, esses três ambientes juntos.

Mas não é impossível integrar o quarto a um desses espaços citados anteriormente. Uma integração mais sutil pode ser feito, fazendo uso de um móvel planejado, que garanta a privacidade, mas ainda dê brecha para uma diálogo e maior praticidade do que se fosse uma parede.

A seguir, confira alguns ambientes integrados que já marcaram presença em edições do CASACOR:

 

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade