Apartamento de 23m² conta com soluções inovadoras e marcenaria aliada

À frente do projeto, o escritório Nestspace Design investiu em um estilo minimalista e tons claros para dar mais amplitude aos ambientes

Por Yeska Coelho Atualizado em 25 mar 2021, 06h54 - Publicado em 25 mar 2021, 08h00

Saber lidar com apartamentos pequenos é uma habilidade importante que arquitetos precisam ter nos dias de hoje. A ideia é conseguir passar todo aconchego e fluidez de um lugar maior em um espaço com metragens reduzidas.

apartamento 24m2 taiwan
hey! cheese/CASACOR

Um exemplo bem sucedido foi o apartamento de 23 m² criado para um casal em Taiwan. À frente do projeto, a empresa Nestspace Design investiu em marcenaria para conseguir criar soluções personalizadas para o conforto dos moradores.

escada vira estante apartamento
hey! cheese/CASACOR

Os arquitetos não se preocuparam em criar um espaço simplesmente funcional com o “básico para se morar”. Eles captaram a essência dos moradores, seus gostos e hobbys para personalizar o ambiente e incorporar isso da melhor maneira no projeto.

decoracao de apartamento pequeno
hey! cheese/CASACOR

As paredes foram muito bem utilizadas para colocar o conceito em prática. Uma estrutura dá ao “piso superior” (que não existia, mas foi criado para aproveitar o pé direito duplo) um cantinho simples, mas intimista para leitura. Logo abaixo, o home office foi incorporado em um espaço ao lado da escada, que por sua vez, serviu como estante.

cozinha em L
hey! cheese/CASACOR

A cozinha em L integrada ao espaço pode parecer uma estratégia ruim considerando o pouco espaço, mas a dinâmica criada pelos arquitetos foi de criar um ambiente mais intimista e delimitado e com metragens suficientes para uma pessoa conseguir cozinhar enquanto a outra pode chegar para pegar alguma coisa no armário.

apartamento pequeno como decorar
hey! cheese/CASACOR

Para dar mais amplitude, os arquitetos investiram em tons mais claros e um aspecto de decoração mais minimalista – que tem total relação com a pegada “menos é mais” do apartamento. A ventilação cruzada foi uma abordagem simples, mas poderosa para resolver um possível problema de circulação que poderia vir a aparecer pela dimensão do espaço.

Os moradores deixaram muito claros seus gostoso pessoais: amantes da música com uma coleção de vinil e CD, um dos desejos era de que houvesse um cantinho seguro para eles guardarem os seus tesouros. Dessa forma, longos armários feitos em marcenaria ocuparam as paredes de ponta a ponta praticamente, tendo ainda a escada como aliada para também armazenar alguns itens.

sala de estar apartamento taiwan
hey! cheese/CASACOR

Essa foi uma informação importante dada para os arquitetos, que conseguiram, além de tudo, incorporar o vinil na decoração – de maneira harmoniosa e delicada, para não contrastar com um estilo muito retrô. Na sala de estar, ele serviu como adorno decorativo do rack.

Continua após a publicidade
Publicidade