Integração de espaços e cores urbanas marcam loft dúplex de 40 m²
O loft, assinado pelo escritório Urbano Studio – Tulio Xenofonte e Fabio Basani – traz soluções de espaço e integração de ambientes
O loft dúplex, de apenas 40 m², assinado pelo escritório Urbano Studio – Tulio Xenofonte e Fabio Basani – traz soluções incríveis de aproveitamento de espaço e integração de ambientes.
Na parte inferior, que totaliza 20 m², vemos uma sala de estar integrada com a cozinha e um lavabo reservado. Seguindo os pedidos do morador, os profissionais trabalharam com piso em porcelanato com padrão cimentado e revestimento cerâmico tipo tijolinho em tons de cinza para trazer um clima urbano e cosmopolita para o apartamento. Os armários receberam tons degradê de azul, desenvolvido pela Tergoprint. O projeto luminotécnico recebeu luzes embutidas, indiretas e trilhos de sobrepor, para permitir diferentes cenas.
A mesa de jantar está encaixada no gabinete inferior da cozinha, e tem altura para ser usada com as pessoas sentadas no sofá e nas poltronas. Ganchos no teto permitem que o morador pendure equipamento de ginastica para seus treinos funcionais. A TV foi coberta com um vidro serigrafado preto em volta e transparente na direção da tela, pois assim, com o aparelho desligado, o visual é de um painel de vidro preto unico, já que ela faz as vezes da cozinha tanto quanto da sala de estar.
A escada, inicialmente só em metal, recebeu uma “caixa” de madeira de demolição para aproveitar o espaço sob ela para guardar malas e cases de instrumentos musicais. Dessa forma, foram eliminados os primeiros degraus metálicos para dar lugar a esse trabalho de marcenaria.
O lavabo recebeu o mesmo piso de todo o apartamento e nas paredes a mistura do revestimento cerâmico padrão tijolos cinzas com uma arte mural feita por Kika Goldstein.
O quarto, que ocupa o total do segundo andar, 20 m², recebeu espelhos em uma parede. O piso de vidro corta essa divisória ao meio e os dois recursos garantem a amplitude e a integração dos espaços. A cabeceira é de alvenaria revestida com textura de cimento. O ambiente ainda conta com um escritório, onde o morador trabalha e estuda música.
Em um espaço destinado à circulação, os profissionais incluiram uma banheira, o aproveitando de uma forma melhor. O banheiro aberto para o quarto se torna uma sala de banho. Já o reservado do vaso e do chuveiro possuem vidros transparentes e persianas que permitem a integração ou privacidade do cômodo. Pastilhas colormix com um degradê, textura de cimento queimado e detalhes em limestone cinza revestem o ambiente.