Área social de apartamento no Maranhão remete a uma galeria de arte
Com projeto do arquiteto Roby Macedo, o décor permitiu expor parte do acervo da proprietária, que é dona de galeria de arte e colecionadora
Um casal na faixa dos 50 anos com uma filha comprou este apartamento em São Luís (MA) e contratou o arquiteto Roby Macedo para comandar uma reforma na área social de 123 m², com o mínimo possível de intervenções, já que o imóvel estava em bom estado. Por isso, o piso de porcelanato off white (sutilmente marmorizado) e o forro do teto em gesso existentes foram mantidos no novo projeto.
A única alteração na planta aconteceu na varanda, que era isolada e, com a reforma, passou a ser integrada à área social para deixar a vista do mar ao alcance de quem estivesse tanto no living como na sala de jantar.
A integração também abriu espaço para uma mesa com seis lugares na sala de jantar e uma mesa com oito lugares na varanda gourmet, sem comprometer a circulação dos espaços.
Como a cliente é dona de uma galeria de arte e coleciona obras de estilos bem variados. Por isso, o arquiteto adotou um visual contemporâneo clean no décor, com uma base bem neutra (incluindo os estofamentos em tecido off white do sofá, cadeiras e poltronas), permitindo destacar os quadros, sem pesar visualmente no espaço.
“O acervo da cliente é vasto. Então, pedimos para ela selecionar suas peças prediletas que ficariam expostas na sala e guardamos o restante. Desta forma, respeitamos o gosto e a história dela, sem comprometer a leveza do décor e a sensação de amplitude que buscávamos em seu novo lar”, conta o arquiteto.
O quadro colorido do artista Marçal Athayde que está acima do aparador e os inúmeros quadros da artista maranhense Dileusa Dinis Rodrigues, expoente da arte Naif conhecida internacionalmente como Dila, estão entre os mais importantes do décor.
No quesito mobiliário brasileiro de design assinado, o arquiteto destaca, entre as peças que foram adquiridas, a icônica poltrona Mole (de Sergio Rodrigues), a mesa de jantar Prime e as cadeiras Moi da varanda gourmet (de Marcelo Ligieri) e a mesa de centro Grelha (de Porfírio Valladares).