Continua após publicidade

Apê eclético: minimalismo, shabby chic e industrial se mesclam em 180 m²

O Studio Lak Arquitetura criou um lar paulistano para o casal do Rio com peças de design, uma cozinha azul e marcenaria leve

Por Nádia Sayuri Kaku
Atualizado em 7 abr 2024, 05h14 - Publicado em 3 abr 2024, 18h00

Ao se mudar para São Paulo, o casal de cariocas sem filhos comprou este apartamento antigo com 180 m², no Brooklin, já com a intenção de fazer uma reforma completa. Em seguida, os novos proprietários encomendaram um projeto às arquitetas Carolina Lerner, Gabriella Mello Alves e Sabina Kalaoun, do Studio Lak Arquitetura, incluindo a decoração de todos os cômodos. “No geral, os clientes pediram um lar aconchegante e vibrante, com cara de casa, além de madeira clara e toques de cor na marcenaria e na decoração”, conta Gabriella.

Apê eclético: minimalismo, shabby chic e industrial se mesclam em 180 m². Projeto Studio Lak. Na foto, cozinha com parede azul, copa e mesa de refeições.
(Ricardo Bassetti/CASACOR)

Com a reforma, que durou 10 meses, a cozinha foi ampliada e integrada à sala por meio de uma marcenaria de laca azul com portas de correr. Como a planta baixa já era circular e muito bem resolvida, com ambientes amplos, as alterações foram apenas pontuais.

Apê eclético: minimalismo, shabby chic e industrial se mesclam em 180 m². Projeto Studio Lak. Na foto, sala de estar com aparador, estante e TV, Sala de jantar com mesa retangular e quadros.
(Ricardo Bassetti/CASACOR)

Segundo Sabina, o conceito do projeto foi pautado pelo design eclético, que vem do grego “eklektikos” e significa “escolher o melhor”. “Nossa ideia era trazer o melhor de cada estilo por meio de referências sutis ao minimalismo, shabby chic e industrial”, diz Carolina.

Apê eclético: minimalismo, shabby chic e industrial se mesclam em 180 m². Projeto Studio Lak. Na foto, sala de estar com poltrona mostarda e tapete.
(Ricardo Bassetti/CASACOR)

Na área social, os clientes pediram às arquitetas para incluir duas poltronas Zeca (do Zanine Caldas), que acabaram norteando outras escolhas, também de design assinado, a exemplo da poltrona com banqueta Pitu, do designer Aristeu Pires, e as cadeiras de jantar Omar, da designer Rejane Carvalho Leite.

Apê eclético: minimalismo, shabby chic e industrial se mesclam em 180 m². Projeto Studio Lak. Na foto, cozinha com parede azul, copa e mesa de refeições.
(Ricardo Bassetti/CASACOR)

Já para a cozinha integrada à sala, a cliente queria tons de azul. Para fugir do óbvio, as arquitetas usaram diferentes revestimentos nas paredes, variando não só o tamanho das peças como também as cores, entre tons de azul, cinza e terracota. Os armários superiores foram projetados com portas de correr de vidro canelado.

Apê eclético: minimalismo, shabby chic e industrial se mesclam em 180 m². Projeto Studio Lak. Na foto, sala de estar com aparador, estante e tv,
(Ricardo Bassetti/CASACOR)

A madeira clara (carvalho natural) usada no piso de taco e no acabamento da marcenaria das estantes e dos painéis contrastou com a materialidade das paredes, que receberam textura cimentícia em tom bem claro, resultando em uma atmosfera aconchegante e despojada.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade