Apartamento de 180 m² tem iluminação natural, integração e arte
Localizado na Rua Oscar Freire, em São Paulo, o projeto de reforma é assinado pelo arquiteto Marcelo Macedo, do Studio MEMM
Este apartamento de 180 m² localizado em um edifício dos anos 1960 na rua Oscar Freire, em São Paulo, foi reformado pelo arquiteto Marcelo Macedo, responsável por dirigir o Studio MEMM.
Para atender às necessidades do cliente, a equipe focou na reorganização dos espaços segmentados com um novo layout. Dessa forma, o projeto levou amplitude aos ambientes, além de criar fluxos mais inteligentes de circulação e cômodos que passaram a atender melhor às necessidades dos proprietários.
Um ponto de destaque é a identidade do projeto de arquitetura e sua relação com a arte e o design. Além do desejo inicial por ambientes minimalistas e monocromáticos, os clientes contavam com um acervo prévio de obras de arte e peças de design que pretendiam dispor na composição.
O apartamento mostra-se ainda mais flexível por conta do elemento presente na porta entre a cozinha e a sala, que possibilita unir os ambientes, ampliando o espaço social. A cozinha é um ambiente claro, possui janelas em fita trazendo iluminação, e com a divisória aberta, o cômodo integrado recebe luz por ambas as fachadas do prédio.
Além disso, a circulação cruzada de ar se torna possível garantindo melhor assepsia e qualidade térmica.
O vidro translúcido da porta de correr, se necessário, garante o isolamento completo entre os ambientes, trazendo privacidade visual quando necessário. No entanto a madeira ripada na cozinha, traz refinamento do espaço social para dentro dessa área, sugerindo que fique mais tempo aberto.