Da praia à Nova York: ambientes da CASACOR PR transportam o público

Os espaços criam cenários repletos de história e memória que fazem os visitantes viajarem sem sair do lugar

Por Redação Atualizado em 24 jul 2022, 12h49 - Publicado em 24 jul 2022, 12h00

Daiane Moraes e Fabiane Remza - A loja da casa

A 28ª CASACOR Paraná traz uma série de espaços com uma atmosfera única e decoração marcante que fazem os visitantes se sentirem em lugares novos, como se tivessem viajado sem precisar se deslocar.

Um desses ambientes é A Loja da Casa, projetada pela arquiteta Daiane de Moraes e a designer de interiores Fabiane Remza, que tem estilo Art Déco e dá a sensação de se estar em um antiquário de Paris, na França. Com uma paleta de cores em tons de rosa e verde, o ambiente abriga a loja de antiguidades Coisas de Família.

A Loja da Casa, por Daiane Moraes e Fabiane Remza- CASACOR Paraná 2022
Eduardo Macarios/CASACOR

Os objetos – quase todos à venda – contribuem para a atmosfera vintage, junto com as boiseries e o mármore Napoleon escovado nas paredes, o lustre de cristal antigo e as longas cortinas de linho. Um decanter datado de 1900 decora o espaço, ao lado de candelabros e pratarias diversas.

Quadros do artista Fernando Calinari, um abajur Lalique e um antigo espelho vindo de Milão, na Itália, completam o cenário.

Flavia Glanert e Moca Arquitetura - Suite Resort Reveev
Eduardo Macarios/CASACOR

Com um toque levemente místico, a Suíte Resort Reveev, das arquitetas Ana Sikorski e Katia Azevedo, da Moca Arquitetura, com a designer Flávia Glanert, leva os visitantes para um ambiente com ar marroquino, em um mix de hotel de luxo e spa.

As luzes indiretas e amareladas, combinadas com textura rústica na cor bronze das paredes, dão um ar luxuriante ao espaço. Um bar iluminado com garrafas de bebidas convida a um drinque, enquanto a área de banho concentra uma figueira natural e um espelho d’água.

O toque pessoal ficou por conta de copos e pequenos objetos decorativos que pertencem ao acervo pessoal das profissionais, pelos abajures, objetos de decoração, mesa lateral e baú garimpados em antiquários.

Modernidade e sofisticação

Griff Arquitetura-Manhattan Loft
Eduardo Macarios/CASACOR

O Manhattan Loft, projetado pelo escritório Griff Arquitetura, das arquitetas Roberta Lanza e Juliana Marques, leva os visitantes para a icônica cidade norte-americana de Nova York, inspirado nos contemporâneos espaços abertos, amplos e integrados dos lofts de grandes cidades cosmopolitas.

O ambiente de pé direto alto recebeu uma paleta clara e materiais naturais, como o mármore e o couro. O toque tecnológico fica por conta dos modernos eletrodomésticos de última geração.

Katia Herzog - Suite Master
Eduardo Macarios/CASACOR

Outro espaço bem marcante é a Suíte Master, da decoradora Katia Herzog, que traz um ambiente luxuoso que faz os visitantes se sentirem em algum hotel 5 estrelas pelo mundo. Os amplos espaços têm cores claras e muitas texturas, como o carpete no chão do quarto e a cama em estilo clássico com roupa de cama que convida ao relaxamento.

O dourado ganha destaque em um painel estilo muxarabi e em outros detalhes nos móveis talhados à mão que pertencem ao acervo pessoal da profissional – assim como quase todos os demais mobiliários do espaço. O mármore aparece onipresente revestindo paredes, a lareira e o banheiro.

Um piano de cauda branco traz sofisticação, junto ao enorme closet com objetos de grifes internacionais. A atmosfera de opulência se completa com as peças de murano e os lustres de cristal.

Relax praiano

Jane Rachele- Home Office da Praia
Eduardo Macarios/CASACOR

A paixão brasileira pela praia não poderia faltar na Mostra. O Home Office – Meu Escritório na Praia, da arquiteta Jane Rachelle, trouxe a ideia de trabalho remoto que pode ser feito de qualquer lugar, inclusive do litoral.

Home Office: Meu Escritório na Praia, por Jane Rachele- CASACOR Paraná 2022
Eduardo Macarios/CASACOR
Continua após a publicidade

O conceito da biofilia, que busca trazer a natureza para dentro de casa, está presente na cor azul das paredes e nos diversos objetos ligados à temática praiana espalhados por prateleiras e móveis. O espaço leve e aconchegante apresenta uma nova forma de trabalhar, menos sisuda, convidando os visitantes a se sentirem quase que em uma sala de estar.

Elementos naturais aparecem no tapete de juta e na escrivaninha de mármore e pedra. A decoração, cheia de personalidade, tem livros variados recolhidos de bibliotecas, uma máquina de escrever antiga de uma amiga da profissional, esculturas de papel, quadros feitos pela arquiteta e escultura de parede que remete às correntes que ancoram navios.

Cinandra Geremia - Loft de Praia
Eduardo Macarios/CASACOR

Já o Loft de Praia, da arquiteta Cinandra Geremia, foi inspirado na Grécia. O clima mediterrâneo fica evidente na parede texturizada que faz fundo com a cama, uma referência à arquitetura grega, com suas características casinhas brancas de paredes irregulares. Árvores naturais e vegetações variadas compõem o cenário.

Loft de Praia, por Cinandra Geremia- CASACOR Paraná 2022

O balanço em couro natural, fibra e camurça traz o frescor de um dia de calor na praia que, junto ao design contemporâneo e aos materiais naturais das demais peças do mobiliário, formam um conjunto que faz o visitante se sentir relaxado e leve, como se estivesse de férias em alguma ilha.

Os elementos naturais ainda se revelam em pequenos detalhes, como nos painéis pivotantes de vidro e textura de palha. De seu acervo pessoal, a profissional trouxe os pendentes da mesa de jantar, comprados na Ucrânia.

Memórias afetivas

Loft Soul Natuzzi, por Alessandra Gandolfi- CASACOR Paraná 2022

O Loft Soul Natuzzi, da arquiteta Alessandra Gandolfi, traz um ar rústico de casa de campo para a Mostra. O ambiente foi inspirado nas memórias afetivas da infância na casa dos avós da profissional.

O clima bucólico de interior faz o público presenciar uma atmosfera íntima e acolhedora. A paleta de tons terrosos, inspirada nas folhas que caem pelos quintais durante o outono, vem acompanhada de elementos naturais, como o mármore, a madeira e o couro.

A rusticidade fica por conta das texturas da bancada de mármore com efeito artesanal nas bordas, das paredes desgastadas e das peças de cerâmica, que remetem às antigas despensas. A adega, composta por manilhas de cerâmica, veio da chácara da família da arquiteta para compor o ambiente.

Memorabilia, por Gustavo Scaramella- CASACOR Paraná 2022

Outro espaço que tem ares de casa com vida e alma é a Memorabilia, do arquiteto Gustavo Scaramella, onde os visitantes se sentem “abraçados” pela atmosfera intimista repleta de aromas, cores, flores, frutas e do calor da lareira.

Memorabilia, por Gustavo Scaramella- CASACOR Paraná 2022
Eduardo Macarios/CASACOR

Elegante e ao mesmo tempo eclético, o ambiente lembra o hall de entrada de uma casa de verdade, cheia de objetos afetivos, peças de antiquário e obras de arte. O cantinho mais recolhido, chamado de chapelaria, é um convite a se sentar e se sentir em um verdadeiro cenário, com diversos objetos pessoais do próprio profissional como parte da decoração.

Serviço CASACOR Paraná 2022

Evento aberto ao público de 26 de junho a 14 de agosto;

Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;

Horário: de terça a sexta, das 15h às 21h; sábados, das 13h às 21h; domingos, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h;

Venda de ingressos:  https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/

Valor dos ingressos no Paraná: R$ 70,00 (terças, quartas e quintas); R$ 80,00 (sexta, sábado e domingos).

A CASACOR Paraná tem patrocínio master DECA, tinta oficial CORAL, apoio técnico da STM Empreendimentos, fornecedor oficial PASTILHART, carro oficial AUDI, hotel oficial NH Curitiba The Five e Mídia Partner VEJA.

Continua após a publicidade

Publicidade