12 boas soluções para aproveitar melhor os espaços pequenos

A CASACOR 2016 mostra como é possível aproveitar pequenos ambientes de maneira elegante e funcional

Por Fernanda Drumond 14 mar 2017, 17h30

Espaços cada vez mais reduzidos fazem parte da realidade das grandes cidades. A intensa urbanização reuniu nos grandes centros pessoas que passam menos tempo em casa, mas buscam conforto e praticidade. A CASACOR absorveu essa tendência e mostrou, em seus ambientes de 2016, como é possível aproveitar pequenos ambientes de maneira sofisticada e funcional.

Na mostra de São Paulo, Nildo José projetou um loft de 44 m² com quarto, banheiro, bar e sala de estar e jantar. Inspirado nos lofts nova iorquinos, o banco de concreto é o grande destaque. A peça circunda por todo o espaço, começando como apoio para bolsas, chapéus e objetos pessoais dos visitantes. Na sequência, torna-se um suporte de compras, onde uma bicicleta estacionada e uma cesta de produtos humanizam o projeto. Adentrando o ambiente, passa pelo bar e serve de dois assentos para a mesa de jantar.

O banco também serve de base para lenhas da lareira e funciona do outro lado como uma mesa lateral do sofá. Passado por todo esse trajeto, finalmente o mobiliário apresenta a sua função exclusiva de ser um banco, até chegar no dormitório, onde assume a vez de um criado-mudo para a cama. E para finalizar, a peça funciona como porta-toalhas na área da banheira.

O Estúdio Jabuticaba ainda surpreende em outros aspectos. O arquiteto instalou uma jabuticabeira no teto utilizando uma técnica japonesa, a ideia dá nome ao ambiente. E, tornando o projeto ainda mais inesquecível, posicionou a sala de banho com banheira dentro de uma caixa-preta forrada com madeira ebanizada, com interior de concreto e fechada com vidro.

O uso de peças multifuncionais e de soluções para integração de espaços são só alguns dos segredos dos profissionais para transformar espaços pequenos. Confira outras ideias na galeria!

Continua após a publicidade
Publicidade