Estas são as 10 melhores cidades para se viver em 2024 segundo a TimeOut

Milhares de habitantes ao redor do mundo foram questionados sobre suas próprias cidades em relação a lazer, bem-estar e culinária; São Paulo aparece em 16º

Por Giovanna Jarandilha
6 fev 2024, 12h00

A revista inglesa TimeOut divulgou mês passado sua seleção das melhores cidades para se viver em 2024 com base nos relatos de milhares de cidadãos ao redor do mundo. Foram levados em conta fatores como: a qualidade dos bairros, a oferta de coisas para fazer – desde galerias de arte e museus até música ao vivo – e a acessibilidade a comidas e bebidas de qualidade; além de fatores como a felicidade de seus habitantes, o acesso a espaços verdes e a forte vibração da comunidade.

A lista, que conta com mais de 50 classificações, ranqueou apenas uma brasileira na lista: São Paulo, que aparece na 16ª posição. Das vizinhas da América Latina, aparecem apenas Cidade do México (6º), Lima (25º) e Buenos Aires (32º).

Confira as 10 melhores cidades do mundo para viver abaixo:

As 10 melhores cidades para viver em 2024 segundo a Timeout
Porto. (joyfull/Shutterstock/CASACOR)

10. Porto (Portugal)

Porto é a “segunda capital” portuguesa, logo após Lisboa. Um lugar onde se come bem e se bebe ainda melhor, a capital do vinho oferece inúmeras opções para experimentar a expertise local, a destacar: os hotéis de vinhos, como o The Yeatman, The Lodge ou Wine & Books; os bares de vinhos, como o Genuíno, A Certain Café ou Tia Tia; o World of Wine (WoW) – uma espécie de Disneylândia com tema de vinho; e os passeios adegas da Gaia, como Sandeman, Cockburn’s e Cálem. Repleta de seus tradicionais azulejos e vistas do Duoro, Porto também ancorou uma das maiores pontuações em termos de romance, com 82% dos habitantes locais dizendo que é fácil encontrar amor em Porto.

9. Roma (Itália)

Sua cultura ancestral, culinária lendária e estilo de vida descontraído fazem de Roma a “cidade eterna”. Do majestoso Coliseu à Fontana de Trevi, o esplendor arquitetônico da cidade proporciona um cenário quase irreal para a vida cotidiana. Qualidade de vida transcreve-se quando os locais reúnem-se para fazer compras de produtos frescos em praças de paralelepípedos, enquanto crianças em idade escolar visitam obras de arte icônicas nos diversos museus da cidade. Sua icônica culinária foi votada com 98% de aprovação no levantamento da TimeOut.

8. Tóquio (Japão)

Eficiência é uma boa palavra para descrever Tóquio. A capital japonesa é conhecida pela pontualidade, limpeza, conservação e design de sua ampla rede de transporte público. Sempre com algo novo a ser descoberto, Tóquio abriga alguns dos melhores restaurantes do mundo: a destacar a Gucci Osteria de Massimo Bottura; o Le Pristine, que abarca uma estrela Michelin; e o MAZ, restaurante de duas estrelas Michelin comandado pelo chef venezuelano Santiago Fernandez. Já os bares da cidade experimentam com ingredientes locais, como o missô. Centros de anime e galerias de arte, shoppings e rooftops abrem a todo o momento na metrópole, tornando difícil acompanhá-la em todas as suas inaugurações.

Continua após a publicidade
As 10 melhores cidades para viver em 2024 segundo a Timeout
Tóquio. (Takashi Images/Shutterstock/CASACOR)

7. Liverpool (UK)

Eternizada pelos Beatles e conhecida mundialmente por suas ardentes partidas de futebol, Liverpool resguarda dentro de si muito mais além dos estereótipos. Abrigando alguns dos melhores DJs da cidade no 24 Kitchen Street e resgatando a cultura local nos bares de mergulho, como no Salt Dog Slims, Liverpool oferece amplas opções para as noites. Durante o dia, destacam-se os eventos de música, como o In The Park, e a acessibilidade dos eventos de cultura – vale destcar: Liverpool é a cidade mais barata da lista para apreciar arte e cultura.

6. Cidade do México (México)

Nomeada a melhor cidade para cultura em 2023, a Cidade do México é atrativa para turistas e locais por sua rica cultura, destacada pela abundância de museus a cada esquina – e muitos espaços de arte e cultura devem ser inaugurados ainda este ano. Descrita como bela e amigável por seus locais, a Cidade do México também se coloca à frente de uma grande revolução gastronômica, que vai desde o cultivo de cogumelos no restaurante Tencui, ao café japonês no Panya e até mesmo o melhor peito bovino no Ahumados Pelican.

Continua após a publicidade

5. Madri (Espanha)

A culinária espetacular de Madri é destaque no mundo inteiro. Chefs mundialmente renomados se encontram na capital espanhola, onde a influência da cultura multicultural pode ser encontrada em todos os seus bairros. Construções e lojas centenárias coexistem com novas galerias de arte e cafés especializados – como é o caso de Carabanchel, escolhido como o terceiro melhor bairro do mundo em 2023. Outras certificações internacionais que a cidade esbanja incluem o Salmon Guru, coroado como um dos melhores bares de coquetéis do mundo; além de David Muñoz, chef eleito mais uma vez o melhor do mundo; e a Royal Collections Gallery – um dos museus mais importantes da Europa.

As 10 melhores cidades para viver em 2024 segundo a Timeout
Berlim. (hanohiki/Shutterstock/CASACOR)

4. Londres (UK)

Os céus cinzas de Londres não amedrontam seus moradores e visitantes a ponto de a deixar de fora desta lista – e também de várias outras. A grande oferta de pubs e a sempre vibrante cena noturna da cidade contrapõem-se à crescente quantidade de parques, às galerias (em sua grande maioria, gratuitas!) e à unificação da cidade a partir da linha metroviária. No verão, multidões movimentam-se para o Palácio de Buckingham e para as atrações à beira do rio Tâmisa para cliques sensacionais e para desfrutar de um bom e velho pint.

Continua após a publicidade

3. Berlim (Alemanha)

Os clubes noturnos, as galerias e o clima descolado que fizeram a fama internacional de Berlim são apenas uma parcela do porquê a cidade aparece no top 3 desta lista. As bicicletas, por exemplo, são parte fundamental da vida na cidade e são um ótimo meio de transporte para cruzar a capital. Os muitos espaços verdes (“infinitos”, como descrito pela TimeOut) são verdadeiros pontos de encontro de diferentes públicos – o Tempelhof Field, uma pista de aeroporto desativada transformada em um enorme parque, é um dos favoritos dos locais.

2. Cidade do Cabo (África do Sul)

A beleza natural da Cidade do Cabo a coloca em destaque nesta lista. Com a Table Mountain localizada bem no centro da península, a capital da África do Sul é cercada por praias deslumbrantes. Mas não para por aí: a vibrante cena multicultural faz da Cidade do Cabo a segunda melhor cidade do mundo para se viver. Do District Six Museum à Robben Island é possível conhecer a turbulenta história do país, enquanto as casas coloridas de Bo-Kaap convidam a descobrir a comunidade Cape Malay. Estúdios, galerias e eventos públicos são abundantes e têm atraído cada vez mais turistas à capital.

As 10 melhores cidades para viver em 2024 segundo a Timeout
Nova York. (Massimo Salesi/Shutterstock/CASACOR)

1. Nova York (EUA)

Restaurantes, bares e lojas abertas 24 horas por dia fazem de Nova York a metrópole vibrante que ficou conhecida como “a capital do mundo”. Além disso, exposições imperdíveis estendem-se pelas galerias e museus de toda a cidade, incluindo o MoMA, o Whitney e o American Museum of Natural History. Eventos comunitários em cada um dos bairros e liderados pela própria comunidade, como o Queens Night Market em Flushing, a Parada do Ano Novo Lunar em Chinatown e a Parada do Dia das Índias Ocidentais em Crown Height, colocam a cidade na primeira posição desta lista.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade