Pop Star, em Xangai, revela uma forma transcendental de ver o mundo

A estrutura combina superfícies de vidro coloridas em forma de icosaedro, encorajando os observadores a ver a vida de uma maneira totalmente nova.

Por Redação Atualizado em 18 dez 2020, 19h34 - Publicado em 9 jan 2021, 08h00
Estrutura Pop Star em Shangai, China.
li wei, ai song, li hao/CASACOR

O designer Li Hao do One Take Architects apresenta a instalação Pop Star localizada em um campo aberto de Xangai, na China. Emergindo do desejo de criar um sistema visual transcendental, a grande estrutura combina superfícies de vidro coloridas em uma forma de icosaedro (um poliedro convexo de 20 faces), encorajando os observadores a ver a vida de uma maneira totalmente nova.

Estrutura Pop Star em Shangai, China.
li wei, ai song, li hao/CASACOR

Pop star vem da intenção dos designers de criar um novo sistema visual transcendental para os humanos. Através da desconstrução do espaço e da reconstrução da forma, a estrutura gera um grande volume que ultrapassa a escala de leitura visual do ser humano, como um objeto estranho que veio de outra dimensão de tempo e espaço.

Visão de dentro da estrutura Pop Star em Shangai, China.
li wei, ai song, li hao/CASACOR

Os espectadores podem subir na área central da obra para olhar os campos circundantes. Imediatamente, eles são capazes de sentir a associação entre a instalação e a teoria transcendental que Ralph Waldo Emerson disse: “o mundo se globaliza em uma gota de orvalho”.

Visão de baixo da estrutura Pop Star em Shangai, China.
li wei, ai song, li hao/CASACOR

O arquiteto Li Hao disse que, em seu interior é quieto, dependente e maternal, enquanto do lado de fora é caracterizado como extremamente opressor, sedento de poder e paternal.

Estrutura Pop Star em Shangai, China.
li wei, ai song, li hao/CASACOR

Entre as duas tensões contraditórias, a relação dialética entre movimento e estática se perde e os sentidos visuais tornam-se uma ilusão. A estrutura surge dentro deste estado de percepção muito paradoxal, que expressa uma forma pura de poder original, livre de texto e narrativa, vendo o universo desconhecido e ilimitado de uma forma transcendental.

Ilustração da estrutura Pop Star em Shangai, China.
wang xiaoting/CASACOR
Continua após a publicidade
Publicidade