Continua após publicidade

Obras de arte e textos revisitam o feminino na obra de Saramago

Exposição "Mulheres Saramaguianas" revisita o universo ficcional de Saramago na Galeria Camões da Embaixada de Portugal em Brasília

Por Redação
31 mar 2023, 16h00

A Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – CCP Brasília estão de portas abertas com a inauguração da exposição “Mulheres Saramaguianas“, que revisita o universo ficcional feminino do escritor português José Saramago. A exposição – de entrada franca – está localizada na Galeria Camões da Embaixada de Portugal, em Brasília, e foi inaugurada na última segunda-feira (27) – ocasião em que também celebrou-se o Dia Mundial do Teatro.

Obra
Obra “Gracinda Mau Tempo”, por Miguel Januário. (Divulgação/CASACOR)

Inédita no Brasil, a exposição foi criada a partir do álbum homônimo, concebido no âmbito do centenário do prêmio Nobel da Literatura, numa parceria entre a Fundação José Saramago e o Centro Português de Serigrafia.

Inspirando-se em personagens femininas de Saramago, seis prestigiados artistas – José de Guimarães, Graça Morais, Manuel João Vieira, Joana Villaverde, Miguel Januário e Ana Romãozinho – criaram serigrafias e gravuras inéditas que, por sua vez, serviram também de mote aos textos de notáveis escritoras portuguesas – entre elas, Lídia Jorge, Ana Luísa Amaral, Djamila Pereira de Andrade, Ana Margarida Carvalho, Dulce Maria Cardoso e Adriana Lisboa.

Obra
Obra “Morte”, de João Vieira. (Divulgação/CASACOR)

O resultado é um singular conjunto de seis obras de arte e seis textos, todos assinados pelos autores numa tiragem centenária, que cruza distintas gerações e sensibilidades artísticas, propiciando um novo olhar sobre a obra de Saramago.

Continua após a publicidade

Serviço

Mulheres Saramaguianas

Onde? Galeria Camões – Embaixada de Portugal

Quando? De 27 de março a 20 de maio de 2023

Visitação: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail: ccp-brasilia@camoes.mne.pt

Endereço: Embaixada de Portugal em Brasília, Avenida das Nações, SES, lote 2.

Continua após a publicidade

Entrada franca

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade