Jacqueline Terpins apresenta obras inéditas na SP-Arte 2022

As nove esculturas que compõem a série "Instante" foram produzidas em cristal soprado e norteadas pela reflexão em torno da nossa existência

Por Redação Atualizado em 7 abr 2022, 10h01 - Publicado em 8 abr 2022, 15h00

Jacqueline Terpins - Instante SP-Arte 2022

Em um resgate à sua formação acadêmica, a designer e artista plástica Jacqueline Terpins traz para a próxima edição da SP-Arte uma seleção com nove esculturas que compõem a série “Instante“. São peças únicas, produzidas em cristal soprado e norteadas pela reflexão em torno da nossa existência, uma fonte de inspiração constante em seus trabalhos.

Jacqueline Terpins - Instante SP-Arte 2022
O ensaio retrata a realização da série de esculturas Instante, de Jacqueline Terpins. Andrés Otero/CASACOR

O livre transitar entre a arte e o design possibilita que a artista inove e crie obras a partir de diferentes matérias-primas. Instante surge do diálogo entre o cristal e a artista, construído por meio da provocação, fruto de uma parceria em que os limites de ambos são desafiados alternadamente.

Jacqueline Terpins - Instante SP-Arte 2022
A série foi executada com os vidreiros da Cristais Cá D’oro. Andrés Otero/CASACOR

A arte sempre acompanhou sua trajetória, como ela mesma explica: “apesar de nos últimos anos ter consolidado grande parte de meu trabalho no campo do design, as artes plásticas sempre fizeram parte da minha expressão; antes e depois da formação, acredito que nunca nos dissociamos. Em ‘Instante’, me coloco em movimento e permito a livre experimentação inerente às artes plásticas.”

Aluna de mestres como Ivan Serpa e Lygia Pape, e referência entre as mais importantes profissionais em seu segmento, Jacqueline Terpins é atemporal, uma condição que permeia todo o seu trabalho e que, igualmente, pode ser atribuída à “Instante”.

Jacqueline Terpins - Instante SP-Arte 2022

Continua após a publicidade

Ao celebrar 21 anos de estúdio em São Paulo, “Instante” se conecta com a origem do trabalho de Jacqueline Terpins enquanto designer e artista plástica. A expertise na técnica do cristal soprado desenvolvida ao longo dos anos permitiu à artista ousar nas intenções das formas, deixando espaço de continuidade deste ensaio. “Trata-se de uma série em andamento. Considero que ainda existe muito campo para pesquisa nesta investigação”, finaliza Jacqueline.

Jacqueline Terpins - Instante SP-Arte 2022
O ensaio retrata a realização da série de esculturas Instante, de Jacqueline Terpins.
A série foi executada com os vidreiros da Cristais Cá D’oro. Andrés Otero/CASACOR

SP-Arte 2022

 

Endereço: Pavilhão da Bienal, Parque Ibirapuera (portão 3) – DS1

Período: 06 a 10 de abril

Horário de funcionamento: dias 06, 07, 08, 09 de abril das 14h às 20h. Dia 10, das 13h às 19h

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade