Instalação inédita de Hélio Oiticica inaugura no CCBB Brasília

Os Magic Square foram desenvolvidos nos anos 1970 com o objetivo de tornar o espectador um participante ativo da obra de arte

Por Redação Atualizado em 2 Maio 2022, 09h28 - Publicado em 30 abr 2022, 10h00
Helio Oiticica A Invenção da Cor: Magic Square #3 Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília
Objeto Slim Projetos Culturais/CASACOR

Os jardins do Centro Cultural Banco do Brasil em Brasília se transformarão em um verdadeiro museu a céu aberto a partir de sábado, 07 de maio. Uma obra inédita do grande Hélio Oiticica inaugura nos jardins da instituição com a promessa de ser o novo cartão postal da capital do Brasil: isso porque “A Invenção da Cor: Magic Square #3” é o terceiro Magic Square existente no mundo e apenas o segundo a ser aberto à visitação pública – o outro está instalado no Instituto Inhotim, onde é ícone desde sua inauguração.

Helio Oiticica A Invenção da Cor: Magic Square #3 Centro Cultural do Banco do Brasil Brasília
Objeto Slim Projetos Culturais/CASACOR

A obra-instalação segue à risca as instruções deixadas pelo artista em vida e promete ser uma experiência para ser vivenciada junto à natureza e à urbanidade, transformando o espectador em cocriador. Como um grande labirinto de 200 m² construído ao ar livre, pintado com cores fortes e utilizando materiais como concreto, granitina, vidro e alvenaria, o Magic Square desafia rótulos e convenções.

Helio Oiticica
Hélio Oiticica foi um dos maiores expoentes da arte contemporânea brasileira. Objeto Slim Projetos Culturais/CASACOR

Sinônimo de invenção, Hélio Oiticica foi um artista que rompeu os limites do quadro, transpondo a tela para o espaço ambiental e propondo a integração com o espectador como participante ativo da obra de arte. Para ele, a arte ganha sentido na relação com o ser humano e deve ser vivida, experimentada, usufruída. Seus Magic Square começam a ser desenvolvidos entre 1977 e 1979 personificando essa proposta de interação do público ao permitir que o espectador se locomova pelo labirinto, possibilitando diversas experiências sensoriais ao caminhar entre os enormes espaços.

A Invenção da Cor: Magic Square #3 é o primeiro passo para HÉLIO OITICICA | DELIRIUM AMBULATORIUM, uma exposição retrospectiva do trabalho do artista, com curadoria do premiado curador e pesquisador Moacir dos Anjos, que deverá chegar ao CCBB Brasília em 2023.

Serviço A Invenção da Cor: Magic Square #3

 

Continua após a publicidade

Local: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília. SCES, Trecho 2, Lote 22, Brasília, DF

Data: a partir de 07 de maio de 2022

Horário: de terça a domingo, das 09h às 20h30

Informações: (61) 3108-7600 ou pelo e-mail ccbbdf@bb.com.br

Entrada franca.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Publicidade