Artboard Created with Sketch.

Giuseppe Scapinelli é celebrado pela Artemobilia Galeria

Livro e exposição prestam homenagem ao designer italiano Giuseppe Scapinelli. Lançamento amanhã dia 17/10, na Galeria em São Paulo

O curador e empresário Sergio Campos, proprietário da Artemobilia, mergulha no universo do designer italiano Giuseppe Scapinelli ao lançar livro e exposição. O livro, Giuseppe Scapinelli 1950: O Designer da Emoção, traz de forma abrangente o trabalho desse arquiteto, designer e multiartista, que é reverenciado como a marca de uma época e que influencia as novas gerações de designers. Haverá, também, a exposição, com curadoria do autor, que reunirá cerca de 30 peças raras e representativas de Scapinelli. Leia abaixo uma breve entrevista com o curador Sergio Campos.

1.      Como surgiu a ideia do livro?

A ideia surgiu quando da confecção para o catálogo da exposição Os Modernos Brasileiros, no Museu Oscar Niemeyer, em 2009, da qual eu fui um dos curadores.  Verifiquei que apesar de ele ser reconhecido como autor de algumas das obras primas do design de mobiliário moderno brasileiro,  sua vida e sua obra estavam envoltas em lendas e pouco se sabia da real extensão de sua obra. A ideia do livro seria ao mesmo tempo um tributo inédito e também uma luz sobre a sua historia pessoal e profissional.

2.      Como surgiu a paixão pelo Scapinelli?

Scapinelli é apaixonante pois como multiartista que foi, utilizou seus conhecimentos de pintor, ceramista e escultor na concepção de seus móveis. Sao peças impactantes, de linhas sinuosas, às vezes desconcertantes e futuristas, extremamente bem executadas por um grupo de marceneiros de origem italiana e espanhola com os quais mantinha um relacionamento de camaradagem e parceria. Assim como os móveis de outros mestres como Sergio Rodrigues, Joaquim Tenreiro, Jorge Zalszupin, etc, que se tornaram clássicos, o mobiliário de Scapinelli também é facilmente reconhecido, pois possui uma identidade própria.  Alem de tudo, como eu procuro ressaltar no livro, Scapinelli foi um ser humano exemplar, capaz de gestos maravilhosos de generosidade e companheirismo com as pessoas que se relacionou.

3.      Como é ser ao mesmo tempo: o empresário, o autor, o curador, o pesquisador e o crítico?

É difícil, mas ao mesmo tempo um desafio estimulante. O fato de eu ter uma origem  acadêmica ( sou formado em Sociologia e Ciências Políticas pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da USP ) de uma certa forma moldou meu gosto pela pesquisa e investigação.  O trabalho como galerista também é importante pois traz um outro olhar, o olhar  de quem compra, restaura e preserva no acervo ou vende.  É o olhar de quem tem que conhecer o mercado de arte e design,  suas tendências e exigências. Eu me sinto feliz em olhar uma poltrona de um determinado designer e descreve-la conceitualmente mas ao mesmo tempo saber porque ele usou aquele tipo de encaixe de madeira que a torna tão resistente, ou aquela  costura pespontada no acabamento, que a torna tao bonita etc.

4.      O que singulariza o trabalho de Scapinelli? Quais as peças mais emblemáticas?

A extrema atenção aos detalhes, assim como fazia Tenreiro, a elegância formal de suas criações em perfeita harmonia com linhas ousadas, com fortes pinceladas de sensualidade e futurismo, formando um blend saboroso e inusitado, tornam suas peças um capitulo a parte no design mobiliário moderno no Brasil.

Lançamento do livro e abertura da exposição

17/10/2015 – 15h às 18h

Artemobília Galeria

Rua Cardeal Arcoverde, 470 – Pinheiros

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.