Continua após publicidade

8 exposições em São Paulo para visitar em setembro!

MAM, MAC, MIS e Pinacoteca estão recheados de novas exposições que integram o calendário cultural da cidade neste mês de setembro

Por Marina Pires
Atualizado em 12 set 2023, 10h23 - Publicado em 9 set 2023, 10h00

Setembro já chegou e, com isso, o calendário cultural da cidade de São Paulo está recheado de exposições para visitar e explorar! Entre as mostras deste mês, destaque para Murilo Mendes no MAM, Casa Warner no Shopping Eldorado e os últimos dias de Solastalgia no MAC.

Publicidade

A seguir, listamos 8 exposições que você não pode deixar de conferir neste mês de setembro na capital paulista!

Publicidade

1. Murilo Mendes – MAM

 

Ismael Nery, Sem título, s.d. Coleção Museu de Arte Murilo Mendes – UFJF. Foto: Alexandre Dornelas| Djanira da Motta e Silva, Autorretrato, 1945. Coleção particular.

Publicidade

Murilo Mendes (1901-1975) está entre as figuras mais influentes da vida artística brasileira. Atuou como crítico de arte, colecionador, organizador de exposições e poeta, e influenciou toda uma geração de críticos e artistas. Essa faceta será evidenciada na nova exposição do MAM São Paulo: em cartaz de 5 de setembro a 28 de janeiro de 2024.

Com curadoria de Lorenzo Mammì, Maria Betânia Amoroso e Taisa Palhares, a mostra rememora a atividade crítica de Murilo Mendes por meio de obras de mais de 50 artistas cujas histórias se entrelaçam, de diferentes formas, com a do poeta.

Publicidade

2. Casa Warner – Shopping Eldorado

 

Casa Warner 2023

Publicidade
Continua após a publicidade

A Casa Warner está de volta! Criada em 2018, o evento interativo deste ano homenageia os 100 anos dos estúdios Warner Bros. através de uma exposição inédita.

A mostra que vai até 29 de outubro no Shopping Eldorado apresenta um espaço temático com mais de 1.500 m², com atividades e instalações interativas que farão os visitantes percorrerem os 100 anos de história do estúdio junto com seus personagens e franquias preferidas!

Publicidade

3. The Speed of Grace – Galeria Simões de Assis

 

O artista Larry Ossei-Mensah, na Galeria Simões de Assis /
O artista Larry Ossei-Mensah, na Galeria Simões de Assis / (Estúdio em obra/CASACOR)

Para marcar a abertura da nova casa no Jardim Paulista, a Galeria Simões de Assis inaugura no dia 02 de setembro a exposição The Speed of Grace, uma coletiva assinada pelo curador e crítico cultural ganês-americano Larry Ossei-Mensah.

A mostra celebra a audácia dos artistas participantes que utilizam destemidamente suas práticas artísticas como plataformas para desafiar as estruturas de poder existentes, questionar as normas sociais e capacitar as comunidades negras e pardas.

4. “Solastalgia” – MAC USP

 

“Solastalgia” - MAC USP
Até 1º de outubro, o cineasta, artista visual e pesquisador em novas mídias, Lucas Bambozzi, expõe a mostra “Solastalgia” no MAC – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo.

Com acompanhamento curatorial de Fernanda Pitta, o conceito de solastalgia – estresse mental e/ou existencial causado por mudanças ambientais abruptas, não só por consequências naturais, mas também, por modelos de extrativismo danosos – norteia e intitula a exposição que evidencia, no formato de videoinstalações, a corrosão de paisagens e montanhas causadas pelas atividades mineradoras no quadrilátero ferrífero, em Minas Gerais.

Continua após a publicidade

5. Oscar Niemeyer: Linhas e Luzes – Bourbon Shopping

 

Exposição imersiva de Oscar Niemeyer chega a São Paulo em setembro

Desta vez, é hora de explorar os trabalhos de um dos maiores nomes da arquitetura mundial: Oscar Niemeyer, em uma exposição imersiva inédita no Bourbon Shopping! A mostra mergulha nas sensações causadas pelas formas, linhas, luzes e cores da obra do arquiteto, com recursos tecnológicos, desenhos e esculturas em neon e técnicas de light painting.

6. B.B. King: um mundo melhor em algum lugar – MIS

 

B.B. King: um mundo melhor em algum lugar - MIS

Até 05 de outubro, diversos itens da vida e obra de B.B. King estarão disponíveis para visitação do público em uma exposição inédita no MIS dedicada ao Rei do Blues. A mostra“B.B. King: um mundo melhor em algum lugar” pega emprestado parte do nome do disco de 1981 para tratar de temas de segregação e inclusão, proporcionando uma experiência sensorial.

Primeira exposição inteiramente dedicada ao artista no Brasil, o projeto traz itens históricos da vida de B.B. King. Entre os destaques, estão imagens do acervo do B.B. King Museum, de diversas fases da carreira do artista, desde o jovem Riley Ben King, aos 23 anos, com o violão Gibson L48, de Michael Ocs, até seu retrato exibindo o prêmio de Melhor Álbum de Blues Tradicional na 42ª Cerimônia do Grammy, em 2000.

Continua após a publicidade

7. Van Gogh Live 8k – Shopping Lar Center

 

Van Gogh Live 8k - Shopping Lar Center 

A partir de 15 de setembro, Van Gogh retorna a São Paulo em nova exposição imersiva com tecnologia inédita no Shopping Lar Center. Com primeira temporada de grande sucesso na exposição “Beyond Van Gogh”, por onde passaram mais de 380 mil pessoas, a nova exposição Van Gogh Live 8k chega a São Paulo após estreia no Rio de Janeiro e passagem por Goiânia, Fortaleza e Recife, reunindo um público de mais de 1 milhão de pessoas.

8. “Marta Minujín: Ao vivo” – Pinacoteca

 

“Marta Minujín: Ao vivo” ‘Escultura de los deseos’ [Escultura dos desejos] (2022) /

A exposição “Marta Minujín: Ao vivo” é a primeira mostra panorâmica no Brasil de uma das artistas latino-americanas mais relevantes da sua geração. Exposta na Pinacoteca de São Paulo, a mostra articula mais de 100 obras da argentina Marta Minujín, que transita entre diversas linguagens, escalas, circuitos artísticos e sociais.

 

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade
Pular para o conteúdo