Casa dos Sentidos é uma exposição sensível a partir do universo do autismo

O projeto, instalado no ParkShoppingBarigüi em Curitiba, fica aberto até 24 de abril, reforçando as ações referentes ao Mês de Conscientização do Autismo

Por Redação Atualizado em 14 abr 2022, 17h31 - Publicado em 18 abr 2022, 15h00
Casa dos Sentidos Curitiba Paraná Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Divulgação/CASACOR

Os sentimentos e as percepções de crianças e adolescentes portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) agora podem ser vivenciados de forma artística em uma exposição interativa inaugurada em Curitiba (PR). Chamada de Casa dos Sentidos, a exposição está em cartaz desde 1º de abril, ocupando uma área expositiva de 300 metros quadrados no ParkShoppingBarigüi, onde fica aberta até 24 de abril.

Casa dos Sentidos Curitiba Paraná Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A fim de contribuir para a inclusão, aceitação e conhecimento sobre a condição – que atualmente atinge uma em cada 44 crianças no mundo –, a exposição busca trazer uma experiência sensorial e lúdica dentro deste universo. “Cada um vê o mundo à sua maneira e as pessoas com TEA enxergam e interpretam a realidade de uma forma ainda mais individual. A proposta da curadoria é oferecer uma experiência inédita que fala sobre inclusão social por meio da arte”, conta Nonnie Fenianos, arquiteta da Montenegro Produções Culturais.

O projeto consiste em uma construção cenográfica de uma casa – com ambientes como quarto e cozinha – onde os espaços internos foram projetados a partir das impressões de crianças com autismo em releituras artísticas.

Casa dos Sentidos Curitiba Paraná Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Divulgação/CASACOR

A experiência, assinada por artistas, designers e arquitetos renomados, é distribuída em ambientes sensoriais que estimulam os cinco sentidos do visitante. “São leituras, recortes e criações idealizadas a partir do universo sensível de crianças e adolescentes com autismo que vão surpreender e emocionar o público”, detalha Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais.

Além disso, o projeto conta com o apoio dos maiores institutos de pesquisa sobre TEA: a Tismoo, primeira startup de medicina e testes genéticos para autismo, e o The Muotri Lab (da Universidade de San Diego, Estados Unidos), que investiga os mecanismos fundamentais para o desenvolvimento do cérebro e de transtornos como o autismo.

Casa dos Sentidos Curitiba Paraná Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Divulgação/CASACOR

A exposição Casa dos Sentidos foi pensada para ser totalmente acessível: dessa forma, conta com um robô responsável pela audiodescrição de cada um dos ambientes da exposição. A entrada é gratuita e uma versão online da exposição em 3D está disponível para visitação no site www.montenegroproducoes.com/projeto/casa-dos-sentidos.

Após a temporada em Curitiba, a Casa dos Sentidos passará por São Paulo e Brasília e, por fim, vai desembarcar na Califórnia, nos Estados Unidos.

Continua após a publicidade

Serviço Casa dos Sentidos

 

Quando: até 24 de abril de 2022

Onde: ParkShoppingBarigüi – R. Pedro Viriato Parigot de Souza, 600 – Curitiba (PR)

Horário: de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h

Ingressos: agendamento antecipado no site ou retirada no local (sujeito a lotação)

Entrada gratuita.

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade