ArtSampa 2022: uma vista à coleção Andrea e José Olympio

Além da mostra na OCA, a ArtSampa oferece o Collectors Program. Nesta quinta-feira, aconteceu a vista dessa grande coleção particular. Confira!

Por cbava Atualizado em 19 mar 2022, 12h26 - Publicado em 19 mar 2022, 09h00
Galpão da Lapa - Coleção Andrea e José Olympio
Pinturas de Arjan Martins – Galpão da Lapa – Coleção Andrea e José Olympio. Divulgação/CASACOR

A nova feira de arte paulistana, a ArtSampa além de realizar o evento na OCA, no Parque do Ibirapuera, conta também com uma intensa programação que aglutina debates, seminários e visitas guiadas a ateliês, a instituições culturais e a coleção particulares.

Nesta quinta-feira como parte do Collectors Program, a ArtSampa organizou uma vista ao Galpão da Lapa: um espaço criado por um dos maiores colecionadores de arte contemporânea do país, o casal Andrea e José Olympio.

Galpão da Lapa - Coleção José Olympio
Galpão da Lapa – Coleção José Olympio. Divulgação/CASACOR

 

Continua após a publicidade

Desde 2018, seguindo a tendência global de grandes colecionadores de arte revelarem suas coleções particulares ao público, o casal Andrea e José Olympio optaram por criar um local adequado para exibir o vasto acervo por meio de exposições temporárias.

Esta nova mostra intitulada Dia, Noite, Noite pela curadora Julia Rebouças contou com um recorte da coleção. “Tal qual um campo aberto que por vezes é repleto de horizonte, outras vezes é baldio, esta exposição permite múltiplos percursos. Ela convida a olhar para frente e olhar para trás, a procurar o verso, a lateralidade, a reposicionar-se no tempo e por que não no espaço. Dia, Noite, Noite, discute assim a não linearidade dos acontecimentos, sobre tudo quando estes encontram o vórtice do momento atual.” explica Julia Rebouças, curadora convidada para este novo recorte da coleção que conta com mais de 200 obras.    

 

Continua após a publicidade

 

Continua após a publicidade

Obra de Barbara Wagner -Coleção José Olympio
Obra de Barbara Wagner -Galpão da Lapa – Coleção José Olympio. Divulgação/CASACOR

A construção com mais 1,5 mil metros quadrados, escolhida pelos colecionadores Andrea e José Olympio data do século 19.  Reformada e adaptada, pelo arquiteto Felippe Crescenti, o atual Galpão da Lapa convive com os antigos depósitos que armazenam frutas, legumes e afins.

O Galpão Lapa, na Vila Anastácio, em São Paulo, recebeu os convidados artsy, da ArtSampa. Confira os destaques! 

Serviço ArtSampa 2022

 

Continua após a publicidade

Data: 17 a 20 de março de 2022

Preview – 16 de março

Venda de ingressos online

Local: OCA – Av. Pedro Álvares Cabral, S/n – Portão 2

Galpão da Lapa - Coleção José Olympio
Galpão da Lapa – Coleção José Olympio. Divulgação/CASACOR
Continua após a publicidade

Publicidade