Passarela Glacier conecta os visitantes às Montanhas Rochosas Canadenses

A passarela é baseada no conceito de corte da paisagem, criando a sensação de que a estrutura é uma extensão natural da terra

Por Redação Atualizado em 11 jan 2021, 13h59 - Publicado em 12 jan 2021, 08h00
Visão ampliada da passarela Glacier no Canadá
Robert Lemermeyer/CASACOR

A Passarela Glacier é uma passarela de 450 metros de comprimento esculpida na paisagem montanhosa do Parque Nacional de Jasper nas Montanhas Rochosas Canadenses. A estrutura de aço corten e vidro, em balanço, tem uma bela vista para o Vale do Sunwapta e o Athabasca Glacier, situado num campo de gelo abrangendo a Continental Divide, onde as bacias hidrográficas da América do Norte divergem para o Pacífico, o Atlântico e o Oceano Ártico.

Visão da passarela Glacier no Canadá
Robert Lemermeyer/CASACOR

Segundo o portal ArchDaily, a passarela é baseada no conceito de corte da paisagem, criando uma experiência de extensão natural da terra. “Queríamos dar às pessoas a oportunidade de sair de seus carros para experimentar esta incrível paisagem de uma forma que iria fornecer uma conexão cerebral para o nosso ambiente natural”, explica Jeremy Sturgess que dirige o Sturgess Architecture.

Visão ampliada da passarela Glacier no Canadá
Robert Lemermeyer/CASACOR

A parábola em balanço, com um piso de vidro temperado e reforçado, revela uma visão desobstruída da paisagem abaixo. O braço de suporte é o resultado de uma técnica de engenharia aproveitando um equilíbrio formado por membros opostos de tensão e compressão, eliminando a necessidade de uma superestrutura mais tradicional de postes e cabos.

Visão debaixo das estruturas da passarela Glacier no Canadá
Robert Lemermeyer/CASACOR

“A excentricidade aparente de suportar a passarela de apenas um lado é resolvida pelas ações opostas de um suporte de cabos de tração e de um tubo de compressão montado por baixo; ambos trabalhando em conjunto com a curvatura da passarela”, diz Simon Brown, associado da empresa de engenharia estrutural Read Jones Christoffersen Consulting Engineers.

Visão da passarela Glacier no Canadá
Robert Lemermeyer/CASACOR

O aço corten foi selecionado por suas propriedades de intemperismo e sua relação com a face da montanha que ele representa. A materialidade do aço aflorante envelhecerá. O tamanho do Athabasca Glacier irá alterar.

 

Continua após a publicidade
Publicidade