Conheça a fantástica biblioteca chinesa projetada pelo MVRD
Projetada pela empresa holandesa MVRDV, a biblioteca de aparência futurista na China possui estantes onduladas e uma grande esfera branca no centro
–Em 1941, o indicado ao Prêmio Nobel Jorge Luis Borges escreveu seu famoso conto “A Biblioteca de Babel”. Nele, um vasto universo de livros está contido em um lugar. Se o mundo fictício que Borges criou algum dia se materializasse na Terra, certamente se pareceria com a recém-concluída Biblioteca Tianjin Binhai, no nordeste da China.
Localizada perto de Pequim, a belíssima biblioteca foi projetada pela escritório holandesa MVRDV. Conhecido por suas estruturas futuristas e não ortodoxas ao redor do mundo (como este conceito de caixa modular semelhante ao Tetris), o MVRDV criou com sucesso um novo design elegante, se não revolucionário, para bibliotecas.
O espaço todo em branco, que tem uma qualidade de catedral, apresenta fileiras ondulantes de livros que permitem que os visitantes caminhem entre várias estantes enquanto procuram qualquer título.
A energia da biblioteca, entretanto, não vem dos livros, ou das prateleiras onduladas, mas sim do olho esférico situado no meio do edifício.
A biblioteca foi projetada e construída em um período recorde de apenas três anos devido ao curto cronograma imposto pelo município local. Com capacidade de 1,2 milhões de livros, não apenas abriga a leitura, mas também conecta os visitantes a um parque próximo.
O que é certo é que nenhuma biblioteca no mundo se parece em nada com a biblioteca projetada pelo MVRDV em Tianjin, China. O que não se sabe, porém, é o preço de sua construção, pois o orçamento ainda não foi divulgado.