Arquitetura moderna de Oscar Niemeyer abriga o melhor da moda no SPFW

Durante os cinco dias de evento, os desfiles se apropriam do desenho do pavilhão 

Por Fernanda Drumond Atualizado em 26 jul 2018, 11h45 - Publicado em 28 abr 2016, 17h22

O Pavilhão da Fundação Bienal recebe nesta semana o São Paulo Fashion Week. Durante os cinco dias de evento, a moda invade o Parque do Ibirapuera e se conecta com obra de arte arquitetônica.

predio_bienal

O prédio, antigo Palácio das Indústrias, faz parte do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer e construído entre 1951 e 1954 em comemoração ao IV centenário da cidade de São Paulo. O complexo ainda inclui o Palácio das Nações (Museu Afro Brasil), o Palácio dos Estados, o Palácio da Agricultura (o Museu de Arte Contemporânea (localizado do outro lado da avenida 23 de maio) e o Palácio das Exposições (a Oca), além da marquise sinuosa que conecta os edifícios.

pavimentos_01

O Pavilhão Cicillo Matarazzo possui cerca de 12.500 m² e, assim como as outras construções do complexo com excessão da Oca, um grande paralelepípedo sóbrio como sua fachada composta por brises de alumínio.

Contudo, a verdadeira obra de arte está no interior do prédio. Os três pavimentos possuem pés-direitos duplos ou triplos criados a partir de vazios na laje que formam os mezaninos internos em silhuetas orgânicas. Os guarda-corpos enfatizam as cruvas da rampa de acesso aos andares e dos mezaninos.

mezanino_03

Continua após a publicidade

É essa riqueza da arquitetura interior que atrai o Diretor de Criação do SPFW, Paulo Borges, a realizar o evento alí todos os anos. Os desfiles de moda se apropriam dos pavimentos e os desenhos dos mezaninos se tornam instação para os lançamentos das grifes.

mezanino_01

SERVIÇO CASA SPFW

QUANDO? 25 a 29 de abril, das 14h às 22h.

ONDE? Pavilhão da Fundação da Bienal – Avenida Pedro Álvares Cabral, S/N – Portão 3 – Parque do Ibirapuera.

APOIO:

Filter Mobiliários | Futon Company | Lider Interiores | Masisa | Punto e Filo | RP Lighting | Urban Arts

Continua após a publicidade
Publicidade