Artboard Created with Sketch.

Arquitetos propõem alternativas para restauração da cúpula da Notre Dame

O concurso para a reconstrução da cúpula da catedral apresenta ideias variadas, criativas e modernas

O incêndio que alastrou a catedral de Notre Dame no último dia 15 mobilizou forças internacionais em prol da sua reconstrução, tendo sido proposto um concurso para recriação de sua cúpula.

“Mais bonita do que antes” é a meta que o presidente francês Emmanuel Macron estipulou para a reconstrução. Para isso, diversos arquitetos apresentaram ideias criativas e modernas para o teto do histórico prédio gótico. Confira o que vem sendo pensado em alguns projetos 3D.

 (Alexander Nerovnya/CASACOR)

O arquiteto russo Alexander Nerovnya divulgou imagens do que pensou para o projeto. A ideia é estruturar um teto de vidro, que traz ares modernos à construção do século XII. Defronte aos comentários sobre a descaracterização do prédio, Alexander comentou “A Notre Dame nunca mais será a mesma, não importa quão bem seja restaurada. Então por que não usamos todo nosso conhecimento e tecnologia de arquitetura para torná-la melhor?”.

O ambientalismo foi a preocupação central no projeto do Studio NAB. Propondo a criação de uma estufa na cúpula da catedral, a ideia torna possível que a construção tome parte ativa nos problemas da sociedade atual. O design se propõe a ser “ancorado em seu tempo, com a visão no futuro e representativo dos obstáculos do nosso tempo”.

O ateliê Vizum não poupou esforços para elaborar uma solução ousada para a Notre Dame. O projeto consiste em uma torre que contém em seu topo um feixe de luz que vai de encontro ao céu. “No gótico, as construções tentavam tocar o céu, Le Duc tentou até mesmo no século XIX e chegou perto. Agora é possível fazer acontecer”.

 (Alexandre Fantozzi/CASACOR)

Com base em São Paulo, o AJ6 Studio propõe que a restauração seja feita com vitrais. “Apenas um elemento foi usado: vitral. Nenhum recurso arquitetônico, nenhuma intervenção de elementos e redesign, sem ego e sem aspirações artísticas. Apenas uma proposta religiosa!”, declararam no Instragram.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.