Artboard Created with Sketch.

A obra e a visão de Kengo Kuma em exposição na JAPAN HOUSE

A exposição Kengo Kuma - Eterno Efêmero retrata a obra do arquiteto japonês com três construções e 15 maquetes de obras do profissional

Lotus House – Kengo Kuma

Lotus House – Kengo Kuma (Daichi Ano/CASACOR)

Inaugurada em maio deste ano, a JAPAN HOUSE traz para o coração de São Paulo, na Avenida Paulista, a cultura japonesa e sua contemporaneidade, através de exposições itinerantes nos dois andares do prédio, combinando arte, tecnologia e negócios por meio de experiências de imersão.

O arquiteto responsável pela reforma do local que abriga o centro cultural japonês e a sua fachada imponente é Kengo Kuma, super reconhecido pelo seu trabalho característico que mescla desenhos inovadores e a prática tradicional japonesa. Pela sua importância, a JAPAN HOUSE exibe uma exposição no andar térreo sobre o trabalho de Kuma e a sua essência.

Hiroshige Museum – Kengo Kuma

Hiroshige Museum – Kengo Kuma (Kengo Kuma and Associates/CASACOR)

No Japão, edificar está diretamente relacionado ao Ma – palavra japonesa que pode significar intervalo, espaço, tempo ou distância entre duas partes estruturais. E é nessa significação que o arquiteto se baseia para criar os seus projetos. Quem acompanha o trabalho de Kengo Kuma identifica o uso da tradição construtiva japonesa e técnicas artesanais na criação de desenhos contemporâneos e inovadores. O profissional tem uma grande preocupação, não só com a estética mas também com os elementos, valores e respeito aos materiais e espaços onde são usados. Kuma acredita na “importância de não deixar que a arquitetura se imponha sobre a natureza ou ao meio a sua volta, mas que se integre a eles, sem ofuscar.

Xinpu Sales – Kengo Kuma

Xinpu Sales – Kengo Kuma (Kengo Kuma and Associates/CASACOR)

Em Kengo Kuma – Eterno Efêmero, aberta ao público desde o dia 18 de julho, é possível ver inúmeros projetos grandiosos do arquiteto pelo mundo, em maquetes, que reproduzem fielmente a técnica do profissional. Isso tudo retratado com bambu, washi (papel japonês) e a técnica sukiya de construção de madeira. Em suas obras, destacam-se o uso do espaço, da luz natural e dos elementos orgânicos.

Fuan – Kengo Kuma

Fuan – Kengo Kuma (Kengo Kuma and Associates/CASACOR)

Além dos trabalhos apresentados, estão mais três construções do arquiteto. Uma delas é o Fuan, uma casa de chá feita a partir de um enorme balão flutuante, coberto por um tecido extremamente leve. Este projeto é a perfeita expressão da ‘não construção’, da arquitetura temporária, que pode ser levada para onde quiser.

Cobogó Pavilion

Cobogó Pavilion (Divulgação/CASACOR)

Já o Tsumiki é um conjunto de peças de madeira que se encaixam como um brinquedo de montar e criar diferentes arquiteturas. Já o Cobogó Pavilion é uma escultura permanente inspirada no cobogó brasileiro.

Sunny Hills – Kengo Kuma

Sunny Hills – Kengo Kuma (Daichi Ano/CASACOR)

A exposição com as três construções e as 15 maquetes estarão na JAPAN HOUSE até o dia 10 de setembro.

Serviço Kengo Kuma – Eterno Efêmero

QUANDO?

De 18 de julho a 10 e setembro

Terça-feira à Sábado: das 10h às 22h

Domingos e feriados: das 10h às 18h

ONDE?

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52, térreo

Entrada gratuita

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.