23ª Feicon Batimat combina inovação e sustentabilidade

Três experiências destacam a importância da gestão ambiental no evento, entre os dias 4 e 8 de abril, no São Paulo Expo

Por Luciana Andrade 7 abr 2017, 18h44

Como integrar soluções sustentáveis e baixo impacto ambiental aos processos construtivos? A pergunta é respondida com ideias inovadoras na 23ª Feicon Batimat, Salão Internacional da Construção e Arquitetura. O evento reuniu mais de 1.400 marcas nacionais e internacionais, setorizadas em 18 categorias, como Elétrica e Iluminação, Revestimentos e outras áreas.

Eficiência energética, economia de água, reaproveitamento de materiais e o mínimo de resíduos estão cada vez mais em pauta. Entre as várias atrações da feira – que trouxe além dos lançamentos do setor uma diversificada programação de palestras e eventos -, três ganham destaque.

Canteiro de Obras do Futuro

CANTEIRO DE OBRAS DO FUTURO – Painéis fotovoltaicos, controle de poeira, uso de madeira certificada, medição de ruídos e até usina de moagem para reciclagem de entulho foram vistos na prática, nas diferentes fases da obra. Luciana Andrade/CASACOR

Integra em 800 m² mais de 100 soluções sustentáveis – algumas funcionando na prática. Um dos destaques foi o sistema de construção Ecogrid, baseado em painéis de EPS (material bem parecido com isopor) envelopados com telas de ferro galvanizado, unidos com ganchos de alta resistência. Uma curiosidade: conduítes e tubulações são inseridos em um sulco aberto na estrutura por meio de projeção de calor, e até mesmo um secador de cabelo pode ser utilizado. Além de prático, não gera resíduos.

Casa Modelo

CASA MODELO – Ela é construída em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos em apenas cinco dias. Além da rapidez, tem baixo custo – cerca de R$ 1 mil o metro quadrado. Luciana Andrade/CASACOR

Com 48 m² e dois quartos, é construída em alvenaria armada com blocos estruturais cerâmicos em apenas cinco dias. Visa atender famílias de baixa renda com conforto e acessibilidade, sem abrir mão do cuidado com o meio ambiente, ao incorporar tecnologias que economizam água e energia elétrica.

Expo Arquitetura Sustentável e Rota Sustentável

O evento paralelo a Feicon Batimat mostrou a importância de pensar na ecologia em toda a cadeia de construção, assim como a Rota Sustentável assinalou com um selo os expositores das duas feiras que contam com produtos e soluções sustentáveis.

Confira estes e outros destaques da 23ª Feicon Batimat:

Continua após a publicidade
Publicidade