La Cabane de Weekend é inspirada no modernismo francês

As casas desmontáveis grandes nomes da arquitetura são o ponto de partida do projeto criado em 3D por Constanza Collarte para o Janelas CASACOR Miami.

Por Redação Atualizado em 22 dez 2020, 10h45 - Publicado em 22 dez 2020, 09h00
Conteiner sem paredes na praia. Living com sofá, mesa e cadeiras
Reprodução/CASACOR

“A ideia de utilizar conteineres para criar moradias nos remeteu imediatamente às estruturas pré-fabricadas dos modernistas franceses dos anos 1940 e 50” revela Constanza Collarte. As casas desmontáveis de Jean Prouvé e a cabana criada por Le Corbusier foram fontes de inspiração para a profissional criar a La Cabane de Weekend. “Eu adoro essa ideia de poder instalar uma cabana em qualquer lugar que o coração deseje. Projetei esse ambiente como uma ode a esses modernistas e seu anseio de viver de forma simples, mas significativa” complementa a profissional.

Mesa em pedra com cadeira em madeira. Quadro azul, planta ao lado. Luminária orgânica preta
Reprodução/CASACOR

Em tempos de isolamento, a ideia foi criar um espaço em que fosse possível sentir-se livre, explorar e criar, longe da vida cotidiana. La Cabane De Weekend é um lugar assim, onde a praia inunda a habitação e todas as preocupações se dissolvem na areia.

Conteiner sem paredes na praia. Living com sofá, mesa e cadeiras. Noturno
Reprodução/CASACOR

O escritório Collarte Interiors, liderardo por Constanza Collarte é uma empresa especializada em serviços de design customizados para clientes residenciais. “Nosso estúdio esculpe espaços ricos em detalhes e sempre seguindo um propósito.” afirma Constanza Collarte Elementos clássicos e contemporâneos marcam os projetos de interiores do escritório sempre em busca de móveis vintage, arte contemporânea e design colecionável.

Estruturas pré-fabricadas

 

Sofá com almofadas verde claro. Parede em madeira. Corais, conchas e estrelas do mar nas prateleiras
Reprodução/CASACOR

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o arquiteto, designer e engenheiro francês Jean Prouvé, em parceria com Pierre Jeanneret, irmão de Le Corbusier, começou a desenvolver a primeira das casas da linha: Casas Desmontáveis. A demanda por moradias mais acessíveis e de construção simples era um constante e motivou a dupla a criar a serie de habitações modulares.

Habitação mínima

 

A Cabanon, casa criada por Le Corbusier na região conhecida como Côte d´Azur, no sul da França é fonte de inspiração e pesquise de arquitetos mundo afora. A proposta experimental do mestre francês é um episódio distinto no conjunto de sua produção e não poderia mais atual. Viver com o essencial, buscar espaços mais funcionais e de baixo impacto ambienteal é um premissa que marca o momento presente. Entre os anos 1951 e 52, Le Corbusier criar uma célula mínima e reproduzível de habitação. E foi nesse local que encontrou o local ideal para exercitar a mente, o corpo e o espírito.

Continua após a publicidade
Publicidade