Garagem também pode ser um refúgio para amantes da natureza

Inspirados pelos parques ecológicos do Jalapão, em Tocantins, arquitetos criam a Garagem de Estar Renault para CASACOR Brasília 2016

Por Abril Branded Content Atualizado em 3 fev 2019, 15h06 - Publicado em 3 nov 2016, 17h12

Casa Cor Brasília

Imagine chegar em casa e poder relaxar em um ambiente que remete aos parques ecológicos do Jalapão, em Tocantins, mesmo morando em um grande centro urbano. O espaço de 140 metros quadrados projetado pelos arquitetos Didacio e Flávia Duailibe para CASACOR Brasília, que acontece até 9 de novembro, mostra que isso é possível. A Garagem de Estar traz a natureza para um ambiente contemporâneo e moderno e segue a proposta inovadora da Renault, patrocinadora oficial da mostra, de unir a praticidade típica das garagens com design, conforto e elegância.

A aposta da dupla de arquitetos foi em uma paleta de cores que privilegia o dourado, que representa o capim e dá o tom dos metais do projeto, e o verde da vegetação, citado no papel de parede com folhagens e em móveis e objetos. “O capim dourado é uma exclusividade do Jalapão. Com ele a comunidade produz artesanato e pequenas peças de mobiliário”, conta Didacio.

Casa Cor Brasília

Não por acaso, o verde também aparece na picape Renault Duster Oroch, carro oficial do evento que estará nas edições de CASACOR pelo Brasil em 2016 e que abraça o espírito aventureiro dos donos imaginados pelos arquitetos para o espaço: um casal amante das trilhas e rotas do Centro-Oeste e Norte do Brasil. “O Jalapão é uma unidade de conservação e preservação ambiental, com cachoeiras, fervedouros, dunas. Uma região surpreendente, mas pouco explorada”, lembra Didacio. E, claro, a beleza das cachoeiras e nascentes da região não ficou de fora. Pequenas quedas d’água foram reproduzidas pelos profissionais na área externa do ambiente.

Além do revestimento de madeira, teto e piso contam ainda com faixas de cimento queimado, técnica que continua em alta e que agrega ao espaço mais uma pitada de brasilidade. Entre as peças de decoração, Didacio e Flávia exibem móveis inspirados na década de 1950 e objetos de decoração criados pelo arquiteto e designer Mauricio Arruda exclusivamente para o projeto Garagens de Estar a partir de peças de carros Renault. “Esse espaço é uma celebração à vida, à natureza, ao encontro, à leitura, ao Brasil e ao design”, reforça o arquiteto.

Continua após a publicidade
Publicidade